Biodiversidade, conservação e sustentabilidade no livro didático de biologia no Brasil

Autores

  • Daniel Louzada-Silva Universidade de Brasília; Faculdade de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação; Doutorando.
  • Maria Helena da Silva Carneiro Universidade de Brasília; Faculdade de Educação.

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v5n1.2014.9914

Palavras-chave:

Biodiversidade, Conservação, Sustentabilidade, Ensino médio, Programa Nacional do Livro Didático

Resumo

Os livros didáticos de biologia de ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático foram avaliados no que se refere aos conceitos de Biodiversidade, conservação e sustentabilidade. As oito coleções selecionadas pelo programa foram avaliadas. O tratamento dado aos temas diferiu muito entre as obras, em parte devido à liberdade permitida pelo edital de convocação do programa. Além de algumas imprecisões conceituais, detectamos que a forma do livro didático se relacionar com os temas sofre forte influência de um estilo de pensamento nem sempre situado nos círculos formadores do conhecimento, mas sim em meios de comunicação de massa e nas redes de comunicação virtual. Sustentabilidade foi o tema com maior variedade de abordagens e poluição, desmatamento, queimadas e reciclagem foram tratados por todos os autores.

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Biografia do Autor

Daniel Louzada-Silva, Universidade de Brasília; Faculdade de Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação; Doutorando.

Biólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável, doutorando em Educação. Professor licenciado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Maria Helena da Silva Carneiro, Universidade de Brasília; Faculdade de Educação.

Bióloga, Pedagoga, Doutora em Educação Universidade Paris VII. Professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

Louzada-Silva, D., & Carneiro, M. H. da S. (2014). Biodiversidade, conservação e sustentabilidade no livro didático de biologia no Brasil. Sustainability in Debate, 5(1), 98–116. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v5n1.2014.9914

Edição

Seção

Artigos