Biodiversidade, conservação e sustentabilidade no livro didático de biologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v5n1.2014.9914Palavras-chave:
Biodiversidade, Conservação, Sustentabilidade, Ensino médio, Programa Nacional do Livro DidáticoResumo
Os livros didáticos de biologia de ensino médio do Programa Nacional do Livro Didático foram avaliados no que se refere aos conceitos de Biodiversidade, conservação e sustentabilidade. As oito coleções selecionadas pelo programa foram avaliadas. O tratamento dado aos temas diferiu muito entre as obras, em parte devido à liberdade permitida pelo edital de convocação do programa. Além de algumas imprecisões conceituais, detectamos que a forma do livro didático se relacionar com os temas sofre forte influência de um estilo de pensamento nem sempre situado nos círculos formadores do conhecimento, mas sim em meios de comunicação de massa e nas redes de comunicação virtual. Sustentabilidade foi o tema com maior variedade de abordagens e poluição, desmatamento, queimadas e reciclagem foram tratados por todos os autores.
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