O conhecimento e o ponto de vista de consumidores a respeito da rotulagem ambiental de produtos
DOI:
https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n3.2016.19273Keywords:
Consumo Consciente, Selos Verdes, Menor Impacto AmbientalAbstract
Uma das formas das empresas comunicarem as mudanças nos seus processos e produtos aos seus consumidores é por meio da adoção de selos verdes. Entretanto, diante de um grande número de selos e programas, é necessário observar melhor o consumidor neste contexto. Desta forma, o artigo objetiva apontar e discutir o conhecimento e o ponto de vista dos consumidores no que diz respeito à rotulagem ambiental de produtos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário de base online, entre os meses de fevereiro a agosto de 2015, e participaram 417 respondentes, todos residentes no Brasil. Percebe-se que ainda há pouco conhecimento dos consumidores no que diz respeito aos selos, assim como intenção de consumo dos produtos certificados. Porém, pode-se apontar para o surgimento dessa nova demanda e que, havendo um aumento da conscientização, aliado à educação para um consumo consciente, o engajamento pode ser maior.
Downloads
References
BLEDA, M.; VALENTE, M. Graded eco-labels: a demand-oriented approach to reduce pollution. Technological Forecasting & Social Change, v. 76, n. 4, p. 512-524, 2009.
COLTRO, A.; KRUGLIANSKAS, I. Estimulos de mercado à s ações institucionais socioambientais: os selos de qualidade assegurada são decodificados? REGE. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 13, p. 61-77, 2006.
COUTO, A. et al. Universidade na transição para a Sustentabilidade: tendências, estratégias e práticas. In: BRYAN, N.; GONÇALVES, L.; SANCHEZ, O. (Org.). Los Desafios de la Gestión Universitária hacia el Desarrollo Sostenible. UNA/Unicamp, ISBN: 9968-9614-0-X, Costa Rica: 25-48, 2005.
DEUS, N. S.; FELIZOLA, M. P. M.; SILVA, C. E. O consumidor socioambiental e seu comportamento frente aos selos de produtos responsáveis. Revista Brasileira de Administração Cientifica, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 32-54, 2010. Disponível em: <http://www.arvore.org.br/seer/index.php/rbadm/article/download/119/62>. Acesso em: 23 abr. 2012.
D’SOUZA, C. et al. Green decisions: demographics and consumer understanding of environmental labels.
International Journal of Consumer Studies, v. 31, p. 371-376, 2006.
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO ”“ PARTIDO DOS TRABALHADORES. Classes Sociais no Brasil de Hoje. 2013. Disponível em: <http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/ed01-fpa-discute.pdf>. Acesso em: 28 jan. 2013.
GUÉRON, A. L. Rotulagem e certificação ambiental: uma base para subsidiar a análise da certificação florestal no Brasil. 2003. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ciências em Planejamento Energético) ”“ Programa de Pós- Graduação em Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <www. ppe.ufrj.br/ppe/production/tesis/algueron.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2012.
HAMZA, K. M.; DALMARCO, D. de A. S. A evolução do movimento do Consumo Consciente e seus impactos para as organizações: um estudo exploratório. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 14, 2011, São Paulo. Anais. São Paulo: SemeaAd, 2011.
HORNE, R. E. Limits to labels: the role of eco-labels in the assessment of product sustainability and routes to sustainable consumption. International Journal of Consumer Studies, v. 33, n. 2, p. 175-182, 2009.
HOUÉ NGOUNA, R.; GRABOT, B. Assessing the compliance of a product with an eco-label: from standards to constraints. International Journal of Production Economics, v. 121, n. 1, p. 21-38, 2009.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA ”“ IBGE. IBGE divulga renda domiciliar per capita 2015. 2016. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_ Domicilios_continua/Renda_domiciliar_per_capita/Renda_domiciliar_per_capita_2015.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2016.
KOHLRAUSCH, A. K. A Rotulagem Ambiental no Auxílio à Formação de Consumidores Conscientes. 2003. 153f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) ”“ Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, UFSC, Florianópolis, 2003.
LIMA JÚNIOR, A. N.; SILVA, M. P.; LÁZARO, F. M. Relatório do projeto “Práticas Investigativas” ”“ Semestre 2010.2 Linha de Pesquisa: Hábitos de Consumo. Revista Projeção, Direito e Sociedade, v. 2, n. 2, 2011, p. 248-277. Disponível em: <http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/revista/index.php/Projecao1/article/view/109/97>. Acesso em: 28 set. 2012.
LOPES, V. N.; PACAGNAN, M. N. Marketing verde e práticas socioambientais nas indústrias do Paraná. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 49, n. 1, p. 116-128, 2014. Disponível em: <http://www.scielo. br/scielo.php?pid=S0080-21072014000100010&script=sci_arttext>. Acesso em: 12 mai. 2014.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. OLIVEIRA, L. H. Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert. PPGA CNEC/Faceca: Varginha. 2005.
PINTO, M. M. Responsabilidade Social & Educação Universitária. Barbarói ”“ Revista do Departamento de Ciências Humanas e do Departamento de Psicologia, n. 37, p. 105-137, 2012. Disponível em: <http://online.unisc.br/ seer/index.php/barbaroi/article/view/2343/2359>. Acesso em: 10 fev. 2015.
PRADO, R. A. D. P. do. et al. A Influência do Marketing Verde nos Hábitos de Consumo dos Jovens Universitários dos Cursos de Administração: estudo em Instituições de Ensino Superior (IES). REMark ”“ Revista Brasileira de Marketing. 2011. Disponível em: <http://revistabrasileiramarketing.org/ojs-2.2.4/index.php/remark/article/ view/2217/pdf_50>. Acesso em: 26 set. 2012.
SILVA, D. A.; RIBEIRO, H. Certificação ambiental empresarial e sustentabilidade: desafios da comunicação. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 14, n. 1, p. 52-67, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br.ez48.periodicos.capes. gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902005000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 abr. 2012.
SINGH, M. Universidades e sociedade: compromissos de quem? In: Unesco. Sociedade do conhecimento x economia do conhecimento: conhecimento, poder e política. Brasília: Unesco, Sesi, p. 47-88, 2005.
SONDERSKOV, K. M.; DAUGBJERG, C. The state and consumer confidence in eco-labeling: organic labeling in Denmark, Sweden. The United Kingdom and The United States. Agriculture and Human Values, v. 28, n. 4, p. 507-517, 2011.
UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014: documento final do plano internacional de implementação. Brasília: Unesco, Orealc, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
SUSTAINABILITY IN DEBATE – Copyright Statement
The submission of original scientific work(s) by the authors, as the copyright holders of the text(s) sent to the journal, under the terms of Law 9.610/98, implies in the concession of copyrights of printed and/or digital publication to the Sustainability in Debate Journal of the article(s) approved for publication purposes, in a single issue of the journal. Furthermore, approved scientific work(s) will be released without any charge, or any kind of copyright reimbursement, through the journal’s website, for reading, printing and/or downloading of the text file, from the date of acceptance for publication purposes. Therefore, the authors, when submitting the article (s) to the journal, and gratuitous assignment of copyrights related to the submitted scientific work, are fully aware that they will not be remunerated for the publication of the article(s) in the journal.
The Sustainability in Debate Journal is licensed under Creative Commons License – Non-Commercial-No-Derivation Attribution (Derivative Work Ban) 3.0 Brazil, aiming at dissemination of scientific knowledge, as indicated on the journal's website, which allows the text to be shared, and be recognized in regards to its authorship and original publication in this journal.
Authors are allowed to sign additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the works published in the Sustainability in Debate Journal (for example, in a book chapter), provided that it is expressed the texts were originally published in this journal. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their text online, following publication in Sustainability in Debate (e.g. in institutional repositories or their personal pages). The authors expressly agree to the terms of this Copyright Statement, which will be applied following the submission and publishing by this journal.