O conhecimento e o ponto de vista de consumidores a respeito da rotulagem ambiental de produtos

Authors

  • Nivaldo Simões Gomes Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Eloy Fassi Casagrande Junior Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n3.2016.19273

Keywords:

Consumo Consciente, Selos Verdes, Menor Impacto Ambiental

Abstract

Uma das formas das empresas comunicarem as mudanças nos seus processos e produtos aos seus consumidores é por meio da adoção de selos verdes. Entretanto, diante de um grande número de selos e programas, é necessário observar melhor o consumidor neste contexto. Desta forma, o artigo objetiva apontar e discutir o conhecimento e o ponto de vista dos consumidores no que diz respeito à rotulagem ambiental de produtos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário de base online, entre os meses de fevereiro a agosto de 2015, e participaram 417 respondentes, todos residentes no Brasil. Percebe-se que ainda há pouco conhecimento dos consumidores no que diz respeito aos selos, assim como intenção de consumo dos produtos certificados. Porém, pode-se apontar para o surgimento dessa nova demanda e que, havendo um aumento da conscientização, aliado à educação para um consumo consciente, o engajamento pode ser maior.

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Author Biographies

Nivaldo Simões Gomes, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e mestrado em Design, com foco no Design Sustentável, pela Universidade Federal do Paraná (2011).

Eloy Fassi Casagrande Junior, Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia - PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, 1986; Doutorado em Eng. de Recursos Minerais e Meio Ambiente, Universidade de Nottingham, Reino Unido, 1996; Pós-Doutorado em Inovação Tecnológica e Sustentabilidade, Instituto Superior Técnico (IST), Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Portugal, 2007

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Published

2016-12-30

How to Cite

Gomes, N. S., & Casagrande Junior, E. F. (2016). O conhecimento e o ponto de vista de consumidores a respeito da rotulagem ambiental de produtos. Sustainability in Debate, 7(3), 79–90. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v7n3.2016.19273

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