Violência de gênero:

a construção de um campo teórico e de investigação

Autores/as

  • Lourdes Maria Bandeira Universidade de Brasília (UnB)

Palabras clave:

Violência contra a mulher, Violência de gênero, Violência institucional, Lei Maria da Penha

Resumen

Este artigo trata da violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que enfoca a condição de gênero como categoria de análise central para a compreensão da dinâmica deste fenômeno. Inicialmente, localiza a precedência histórica da construção desse campo de estudo e de pesquisa no âmbito das ciências sociais, particularmente da sociologia, sob um olhar feminista. Segue abordando a categoria de violência contra a mulher como questão central no cotidiano, uma vez que o volume de denúncias das mais variadas formas de violência contra as mulheres tem persistência como relevante fenômeno social. Na sequência, destacam-se os locais institucionais de acolhimento deste fenômeno social, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) a partir dos anos 1980, assim como da área de saúde que, a partir dos anos 1990, se intensificou. Por fim, destaca-se o marco jurídico de avanço nos direitos presentes na Lei Maria da Penha (n.o 11.340, de 7 de agosto de 2006) e na sua efetiva aplicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lourdes Maria Bandeira, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Titular no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Tem experiência acadêmica e docente, além de publicações e orientações, na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e da Cultura - Gênero, Feminismo, Violência de Gênero, e Políticas Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Conflito,violência nas relações de gênero, cidadania, mulheres, feminismo e políticas públicas. Exerce a docência no ensino de metodologia e das técnicas de pesquisa.

Publicado

2016-03-10

Cómo citar

Bandeira, L. M. (2016). Violência de gênero:: a construção de um campo teórico e de investigação. Sociedade E Estado, 29(2), 449–469. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5897

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >> 

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.