Violência de gênero:

a construção de um campo teórico e de investigação

Autores

  • Lourdes Maria Bandeira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Violência de gênero, Violência institucional, Lei Maria da Penha

Resumo

Este artigo trata da violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que enfoca a condição de gênero como categoria de análise central para a compreensão da dinâmica deste fenômeno. Inicialmente, localiza a precedência histórica da construção desse campo de estudo e de pesquisa no âmbito das ciências sociais, particularmente da sociologia, sob um olhar feminista. Segue abordando a categoria de violência contra a mulher como questão central no cotidiano, uma vez que o volume de denúncias das mais variadas formas de violência contra as mulheres tem persistência como relevante fenômeno social. Na sequência, destacam-se os locais institucionais de acolhimento deste fenômeno social, como as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) a partir dos anos 1980, assim como da área de saúde que, a partir dos anos 1990, se intensificou. Por fim, destaca-se o marco jurídico de avanço nos direitos presentes na Lei Maria da Penha (n.o 11.340, de 7 de agosto de 2006) e na sua efetiva aplicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Bandeira, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Titular no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Tem experiência acadêmica e docente, além de publicações e orientações, na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e da Cultura - Gênero, Feminismo, Violência de Gênero, e Políticas Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Conflito,violência nas relações de gênero, cidadania, mulheres, feminismo e políticas públicas. Exerce a docência no ensino de metodologia e das técnicas de pesquisa.

Downloads

Publicado

10-03-2016

Como Citar

Bandeira, L. M. (2016). Violência de gênero:: a construção de um campo teórico e de investigação. Sociedade E Estado, 29(2), 449–469. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5897

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.