"Nova" elite no Brasil? Sindicalistas e ex-sindicalistas no mercado financeiro

Autores/as

  • Maria Chaves Jardim

Palabras clave:

“Elite sindicall”, Sindicalista tradicional, Vanguarda financeira, Fundos de pensão, Mercado financeiro

Resumen

O artigo argumenta sobre a possível formação de uma  “nova” elite no Brasil, oriunda do meio sindical e que atualmente  está presente no mercado financeiro. Tem como metodologia  a realização de entrevistas com sindicalistas, ex-sindicalistas e  dirigentes de fundos de pensão, bem como o resgate da história  de vida de determinados atores sociais considerados peças-chave  na temática dos fundos de pensão. Sugere-se que tem ocorrido  uma reconversão de determinados sindicalistas, os quais passam a  dialogar com o mercado financeiro na temática de fundos de pensão.  Como consequência, evidenciam-se diversas tensões e disputas entre  os sindicalistas que se interessam por fundos de pensão (vanguarda  financeira) e os sindicalistas que negam a nova estratégia sindical  (sindicalistas tradicionais).    

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Chaves Jardim

Doutora em Ciências Sociais (UFSCar). Pesquisadora do Núcleo de Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI). Pós-Doutoranda na Fondation Maison des Sciences de l’Homme (FMSH) onde foi acolhida pelo Centre d’Étude des Mouvements Sociaux (CEMS/Paris). Pesquisadora convidada no Institut de Recherches Économiques et Sociales (IRES/Paris).

Publicado

2011-04-11

Cómo citar

Jardim, M. C. (2011). "Nova" elite no Brasil? Sindicalistas e ex-sindicalistas no mercado financeiro. Sociedade E Estado, 24(2), 363–399. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5468

Número

Sección

Artigos