A educação em um contexto de vulnerabilidade social: contribuições teóricas a partir de diálogos com a juventude favelada da Maré-RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e47145

Palabras clave:

Efeito-vizinhança, Ativos, vulnerabilidade e estrutura de oportunidades, Conjunto de Favelas da Maré, Sociologia urbana, Desigualdade social

Resumen

Neste artigo, abordaremos o tema da segregação socioespacial, a concentração da pobreza urbana, os malefícios decorrentes das desigualdades sociais e seus reflexos na educação de jovens moradores de favelas. A partir de uma pesquisa que entrelaça a teoria e a pesquisa de campo, estabeleceremos uma conexão entre os conceitos de Efeito-vizinhança e Ativos, Vulnerabilidade e Estrutura de Oportunidades, com as entrevistas realizadas com jovens moradores do Conjunto de Favelas da Maré, situado no município do Rio de Janeiro. O objetivo principal do estudo é examinar a literatura relacionada aos temas abordados, com base nas reflexões emergentes do cotidiano capturado por meio da pesquisa de campo, a fim de ratificar ou contrapor a abordagem teórica adotada. Como conclusão, fica evidente que as diversas formas de marginalização enfrentadas pelas juventudes em situação de pobreza constituem um desafio social complexo, exigindo a priorização da construção de uma cidadania justa e igualitária

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Biografía del autor/a

Rafael Ferreira Diniz Gomes, Universidade Federal do Rio de janeiro / PROARQ-FAU-UFRJ

Arquiteto e urbanista, Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU/UFRJ, Prof. Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO, Bolsista Apoio Técnico-TCT5 FAPERJ, Pesquisador do Grupo Ambiente-Educação do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – GAE-PROARQ-FAUUFRJ.

Giselle Arteiro Nielsen Azevedo, PROARQ-FAU-UFRJ/Profa. Associada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAUUFRJ

Arquiteta, Profa. Associada Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, FAUUFRJ, Docente do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura – PROARQ-FAU/UFRJ. Coordenadora Grupo Ambiente-Educação (GAE) - PROARQ-FAUUFRJ; Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar em Estudos da Infância, Adolescência e Juventude – NIAJ UFRJ. Cientista do Nosso Estado FAPERJ e Bolsista de Produtividade 2 CNPq.

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Publicado

2024-11-04

Cómo citar

Gomes, R. F. D., & Arteiro Nielsen Azevedo, G. (2024). A educação em um contexto de vulnerabilidade social: contribuições teóricas a partir de diálogos com a juventude favelada da Maré-RJ. Sociedade E Estado, 39(01), e47145. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243901e47145

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