Metamorfoses da imagem nas ciências sociais: três experiências com o filme etnográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010006

Palabras clave:

Filme etnográfico; Imagem; Performance; Política

Resumen

Retomo aqui três experiências etnográficas realizadas em diferentes contextos, com o objetivo de pensar três diferentes regimes de imagem que se configuram quando as formas sociais exercem suas influências sobre as formas estéticas elaboradas no campo do filme etnográfico. No primeiro caso, uma pesquisa sobre o trabalho e o contexto da desindustrialização produz um filme etnográfico sobre 2.800 demissões; no segundo, a investigação dos modos de vida das classes trabalhadoras precárias culmina em uma cartografia de suas redes de relações; no terceiro, a etnografia da luta pela terra entre os povos Guarani revela outros sujeitos de agência política. Em todos estes processos, apreender os pontos de vista dos sujeitos estudados configura a possibilidade da compreensão antropológica.

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Biografía del autor/a

Ana Lúcia Ferraz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal Fluminense, onde fundou e coordena o Laboratório do Filme Etnográfico (ICHF-UFF). Fez o Pós-Doutorado em Antropologia na Universidade de São Paulo.

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Website citado

FERRAZ, Ana Lúcia M. C. et al. Cartografias da margem. Wixsite, 2016.

Publicado

2022-04-13

Cómo citar

Ferraz, A. L. . (2022). Metamorfoses da imagem nas ciências sociais: três experiências com o filme etnográfico. Sociedade E Estado, 37(01), 111–126. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010006

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