Fundamentos da performance

Autores

  • Richard Bauman Indiana University

Palavras-chave:

Ordem da interação, Performance, Remediatização, Teatralidade, Exibição virtuosística

Resumo

Neste artigo, esboço as principais concepções de performance que têm norteado trabalhos linguisticamente orientados acerca do tema, suas origens e como se relacionam ou divergem. Considero primeiramente o potencial pouco desenvolvido do trabalho orientado para a performance na sociolinguística variacionista, para depois examinar a performance enquanto exibição virtuosística, conforme tem se desenvolvido sobretudo na antropologia linguística. Em seguida, foco a performance enquanto teatralidade, com atenção especial para a análise da ordem da interação, bem como a performance cultural como evento destacado e relevado que fornece uma perspectiva ricamente reflexiva sobre a cultura. Concluo com uma discussão sobre a performance mediatizada e a produtividade do conceito de remediatização na redução da distância entre a performance copresente e a performance mediatizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richard Bauman, Indiana University

Department of Folklore and Ethnomusicology, Indiana University 504N Fess, Bloomington, Indiana, IN 47405. Estados Unidos.

Downloads

Publicado

04-04-2016

Como Citar

Bauman, R. (2016). Fundamentos da performance. Sociedade E Estado, 29(3), 727–746. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5920

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.