Acumulação Social da Violência e Sujeição Criminal em Alagoas

Autores

  • Emerson Oliveira Nascimento Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Acumulação social, Sujeição criminal, Violência, Homicídios, Alagoas

Resumo

Utilizando-se dos conceitos de acumulação social da violência e sujeição criminal, o presente texto visa construir uma reflexão sobre o fenômeno da violência no estado de Alagoas. A partir da compilação de matérias jornalistas, documentos oficiais e entrevistas com os agentes do sistema de justiça criminal estadual, buscou-se situar historicamente o problema da violência na região. Argumento que ao longo dos últimos cinquenta anos, dos tradicionais crimes de mando à “institucionalização” dos grupos de extermínio, e destes para o fenômeno da multiplicação desenfreada dos crimes de homicídio no estado, assistiu-se ao acumulo de formas e práticas de violência diferentes que sedimentaram a constituição de tipos ditos perigosos e não menos dessemelhantes. Na contramão das análises que insistem em interpretar a violência de hoje como contiguidade do passado agrário, escravocrata e monocultor alagoano, argumento que a explosão de homicídios no estado é um acontecimento peculiar e relativamente recente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Oliveira Nascimento, Universidade Federal de Alagoas

Professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Tem mestrado e doutorado em ciência política pela Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Como Citar

Nascimento, E. O. (2017). Acumulação Social da Violência e Sujeição Criminal em Alagoas. Sociedade E Estado, 32(2), 465–486. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6289

Edição

Seção

Artigos