O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:

estéticas e mediações transatlânticas

Autores

  • Andréa Borges Leão Universidade Federal do Ceará
  • Edson Farias Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Popular no Brasil, Circulação transatlântica da cultura, Estéticas e mediações, Interpenetrações civilizatórias, Sociologia processual

Resumo

O ensaio procura elucidar um possível delineamento literário do popular, enquanto tema e estética, voltando os olhos para trás e percorrendo os processos de circulação transatlântica da cultura, na perspectiva sociológico-processual. Para tanto, situa a descrição e interpretação da fábula de Topaze nas figurações sociais e nos cenários de interpenetrações civilizatórias entre a França e o Brasil do século XIX, que possibilitaram a publicação e leitura das Scènes de la vie privées et publique des animaux. O par estrutural animalidade-humanidade, em meio ao espanto diante das inovações tecnológicas, diz respeito aos padrões de autorregulação e autocontrole dos afetos no mundo moderno, sintetizando experiências baseadas em trocas civilizatórias sempre instáveis e que, por isso, não deixam de enfrentar impulsos de descivilização.

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Biografia do Autor

Andréa Borges Leão, Universidade Federal do Ceará

Pesquisadora do CNPq, professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Edson Farias, Universidade de Brasília

Edson Farias é Pesquisador do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (PPGSOL/UnB) e do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPMLS/Uesb), pesquisador do Grupo de Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB), editor da revista Arquivos do CMD.

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Como Citar

Leão, A. B., & Farias, E. (2016). O popular no Brasil numa fábula de costume francesa:: estéticas e mediações transatlânticas. Sociedade E Estado, 31(3), 631–649. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6165

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