Mudanças de renda no Brasil:

fatores espaciais, setoriais, educacionais e de status social

Autores

  • José Alcides Figueiredo Santos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Desigualdade, Renda, Classe social, Segmentação econômica, Educação, Regressão quantílica

Resumo

São analisadas as influências das variáveis espaciais, setoriais, educacionais e de status social nas mudanças de renda no Brasil entre 1992 e 2011. Estes fatores são considerados tanto de modo específico quanto em suas relações com classe social. O estudo combina o uso de medidas de diferenças observadas e de diferenças ajustadas por regressão quantílica. Nos modelos estimam-se tanto efeitos absolutos (em reais) quanto relativos (percentuais). O trabalho aborda particularmente as alterações na renda mediana das categorias, mas observa também para as mudanças nos níveis superiores e inferiores da distribuição. A perda relativa de renda do Brasil metropolitano mostrou-se fortemente intrínseca à dimensão socioespacial. A queda nas discrepâncias brutas (não ajustadas) de renda, de raça e de gênero envolveram combinações bem diferentes entre efeitos diretos e indiretos. Reduções nas desigualdades espaciais, setoriais e educacionais contribuíram para a diminuição da heterogeneidade dentro das classes sociais. Todos os cenários desenhados pelo jogo de controles estatísticos mostram que diminuiu sensivelmente a vantagem de renda dos que apresentam mais escolaridade. As mudanças de renda foram menores justamente entre as posições sociais que foram menos afetadas por alterações na distribuição ou dispersão da educação e os seus efeitos diretos e indiretos na renda.

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Biografia do Autor

José Alcides Figueiredo Santos, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Departamento de Ciências Sociais, professor associado, bolsista de produtividade em pesquisa CNPq, lattes.cnpq.bbr/ 5089887428145825.

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Como Citar

Santos, J. A. F. (2015). Mudanças de renda no Brasil:: fatores espaciais, setoriais, educacionais e de status social. Sociedade E Estado, 30(3), 749–772. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6033

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