Desenvolvimento e sociologia:

uma aproximação necessária

Autores

  • Alessandro André Leme Universidade Federal de Campinas

Palavras-chave:

Estratégias para o desenvolvimento, Pensamento sociopolítico e econômico no Brasil, Estado e transformação

Resumo

O debate acerca do desenvolvimento na América Latina e no Brasil em particular revelou-se como um dos temas proeminentes do pensamento sociopolítico e econômico brasileiro. As interpretações do Brasil a partir da temática do desenvolvimento ganham força a partir da década de 1930, porém, será após a Segunda Guerra Mundial, com a intensificação da industrialização e a modernização da sociedade capitalista brasileira, que o tema adquire centralidade na sociologia/ciência política. Por outro lado, as discussões acerca do Estado e do desenvolvimento estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do capitalismo brasileiro, ou seja, configura uma tríade que simultaneamente evidencia tanto um tipo historicamente determinado de Estado como um tipo particular de desenvolvimento econômico e social do país. O desenvolvimento do Brasil caracteriza-se por um embate entre o mercado e o Estado, sendo a influência desse último fundante para o padrão de desenvolvimento pretendido no país. Propomos a análise do processo de desenvolvimento como forma de revisitar o debate teórico e conceitual produzido sobre a temática no país, assim como investigar o movimento histórico, econômico e político adotado pelo Brasil como estratégia para o desenvolvimento nos anos 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro André Leme, Universidade Federal de Campinas

Professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense, doutorado em ciência política e pós-doutorado em sociologia do desenvolvimento, ambos pela Unicamp.

Downloads

Publicado

05-05-2016

Como Citar

Leme, A. A. (2016). Desenvolvimento e sociologia:: uma aproximação necessária. Sociedade E Estado, 30(2), 495–527. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5985