Dinheiro, profissão e partido: a vitória na eleição para deputado federal no Brasil em 2010

Main Article Content

Emerson Urizzi Cervi
Luiz Domingos Costa
Adriano Codato
Renato Perissinotto

Resumo

A partir de banco de dados com 4.124 candidatos à Câmara dos Deputados nas eleições de 2010, este artigo avalia o peso das variáveis “ocupação”, “tipo de partido político” e “financiamento das campanhas” no desempenho eleitoral dos competidores a uma cadeira no legislativo federal. O artigo conclui que pertencer a partidos políticos grandes e organizados, ter experiência política prévia (especialmente na própria Câmara dos Deputados) e possuir alta capacidade de arrecadação de recursos financeiros são condições fundamentais para determinar o sucesso eleitoral do candidato. Tais dados apontam para a profissionalização dos quadros eleitos no Brasil e para a crescente institucionalização do universo político nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Cervi, E. U., Costa, L. D., Codato, A., & Perissinotto, R. (2016). Dinheiro, profissão e partido:: a vitória na eleição para deputado federal no Brasil em 2010. Sociedade E Estado, 30(1), 189–205. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5957
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná

Professor adjunto do Departamento de Ciência Política e Sociologia, do programa de pós-graduação em Ciência Política e do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luiz Domingos Costa, Centro Universitário Uninter

Uninter (Uninter) / Núcleo de Pesquisa em Sociologia
Política Brasileira (Nusp-UFPR)

Adriano Codato, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Núcleo de Pesquisa
em Sociologia Política Brasileira

Renato Perissinotto, Universidade Federal do Paraná

Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Núcleo de Pesquisa
em Sociologia Política Brasileira