Agricultura em zonas ripárias do sul do Brasil:

conflitos de uso da terra e impactos nos recursos hídricos

Autores

  • Luiz Carlos Pittol Martini Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Professor Associado
  • Élen Cristin Trentini Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo / Analista de meio ambiente e recursos hídricos.

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Sociologia, Zonas Ripárias, Matas Ciliares, Recursos Hídricos, Agricultura Familiar, Florestas

Resumo

O trabalho apresenta e discute a questão da proteção de zonas ripárias em áreas agrícolas do Sul do Brasil, em especial no Estado de Santa Catarina, em que predomina agricultura familiar praticada em pequenas propriedades. As exigências legais determinadas pelo Código Florestal brasileiro de 1965 são apresentadas frente às limitações para atendimento da lei impostas por fatores culturais, do meio físico e do tamanho das propriedades agrícolas. Para ilustração do problema, são confrontadas as duas correntes preponderantes no debate a respeito da utilização de áreas ripárias em Santa Catarina: aplicação dos dispositivos legais existentes versus flexibilização da lei para atender usos atuais em áreas de preservação permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Pittol Martini, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Professor Associado

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos, com ênfase em hidrologia agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão das águas, sensoriamento remoto, qualidade da água e poluição hídrica não-pontual.

Élen Cristin Trentini, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Espírito Santo / Analista de meio ambiente e recursos hídricos.

É graduada em Geografia com bacharelado e licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é analista de meio ambiente e recursos hídricos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Downloads

Publicado

23-02-2016

Como Citar

Martini, L. C. P., & Trentini, Élen C. (2016). Agricultura em zonas ripárias do sul do Brasil:: conflitos de uso da terra e impactos nos recursos hídricos. Sociedade E Estado, 26(3), 18. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5621

Edição

Seção

Artigos