Projetos socioeducativos:

a naturalização da exclusão nos discursos de educadores

Autores/as

  • Dinora Zucchet
  • Eliana Moura
  • Magali Menezes

Palabras clave:

Políticas públicas, Exclusão/inclusão, Projetos socioeducativos, Práticas de educação

Resumen

O artgo aborda a temátca da exclusão/inclusão em prátcas de edu- cação não escolar, a partr dos discursos de educadores que atuam em projetos  socioeducatvos voltados a crianças e jovens, moradores de periferias urbanas.  Considerando-se alguns resultados das pesquisas empíricas Formação de Edu- cadores em Prátcas Socioeducatvas (CNPq) e Saberes sobre Diferenças e Inclu- são Social, os projetos  socioeducatvos  são tdos como ações eminentemente  inclusivas, naturalizando o  fenômeno da exclusão/inclusão social. Propõe-se a  ampliação dessa discussão a partr de argumentos que apontam para a ausência  de um fundamento importante, a saber, a dimensão da desigualdade.

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Biografía del autor/a

Dinora Zucchet

Doutora em Educação.  Professora do Mestrado  em Inclusão  Social  e Acessibilidade/Feevale.

Eliana Moura

Doutora em Educação.  Professora do  Mestrado  em Inclusão  Social  e Acessibilidade/Feevale

Magali Menezes

Doutora em Filosofia. Professora do Mestrado  Acadêmico  em  Processos  e Manifestações  Culturais/ Feevale.

Publicado

2011-04-19

Cómo citar

Zucchet, D., Moura, E., & Menezes, M. (2011). Projetos socioeducativos:: a naturalização da exclusão nos discursos de educadores. Sociedade E Estado, 25(3). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5549

Número

Sección

Artigos