Internacionalização e ativismo judicial:

causas políticas e causas jurídicas na década de 90 e 2000

Autores

  • Fabiano Engelmann

Palavras-chave:

Internacionalização do direito, Causas judiciárias, Causas coletivas

Resumo

Pretende-se fornecer elementos para a análise da relação entre o fenômeno de internacionalização do direito e a emergência de advogados engajados na representação judicial de causas coletivas. São analisadas duas dimensões: a primeira expõe um panorama exploratório das causas coletivas no cenário nacional e internacional; a segunda aborda casos representativos de promoção de causas na década de 90 e 2000. Estas duas dimensões permitem avançar a hipótese de que a redemocratização política e a constituição de redes internacionais de circulação de causas políticas e jurídicas contribuem para a definição dos perfis de ativismo judicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Engelmann

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor do Centro Universitário FEEVALE, de Novo Hamburgo (RS).

Downloads

Publicado

29-04-2011

Como Citar

Engelmann, F. (2011). Internacionalização e ativismo judicial:: causas políticas e causas jurídicas na década de 90 e 2000. Sociedade E Estado, 22(2). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5332

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.