Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020005

Palavras-chave:

Internacionalização acadêmica, pós-graduação no Brasil, Ciências Sociais, Sociologia da ciência, sociologia do conhecimento

Resumo

Nas últimas duas décadas, ocorreu uma expansão dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e, ao mesmo tempo, uma crescente pressão, por parte das agências financiadoras, para a “internacionalização”. Tal processo não é isento de contradições, muitos já apontados na literatura, como a dificuldade de “internacionalizar” programas ligados às Humanidades. Neste sentido, o presente estudo discute os principais fatores explicativos da internacionalização de docentes das Ciências Sociais. Para tanto, desenvolve uma descrição dos aspectos relacionados à internacionalização da carreira dos professores e, ao final, identifica os fatores preponderantes para este processo, a partir de um survey on-line nacional. Os principais resultados são: realização de pós-doutorado no exterior é mais significativo para internacionalização do que doutorado-sanduíche; Antropologia tem indicadores de internacionalização maiores do que Sociologia e Ciência Política, embora não seja possível inferir as causas; docentes de programas tidos como periféricos compensam a dificuldade de internacionalização com estratégias de baixo custo".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Marcelo Ehlert Maia, Fundação Getúlio Vargas, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

Professor associado da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil

Jimmy Medeiros, Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ)

Doutor em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil

Referências

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisa survey. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999. [ Links ]

BEIGEL, Fernanda. Publishing from the periphery: structural heterogeneity and segmented circuits. The evaluation of scientific publications for tenure in Argentina’s Conicet. Current Sociology, v. 62, n. 5, p. 743-765, 2014. [ Links ]

CORDEIRO, Marina de Carvalho. Ciência e família: tempo, gênero e trabalho entre os cientistas sociais. In: RODRIGUES, Iram Jácome; RAMALHO, José Ricardo (Orgs.). Trabalho e ação sindical no Brasil contemporâneo, v. 1. São Paulo: Annablume, 2015. [ Links ]

_____ . “Você tem tempo?”: Uma análise das vivências temporais dos cientistas sociais na sociedade contemporânea. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2013. [ Links ]

CHOI, Sujin. Core-periphery, new clusters or rising stars? International scientific collaboration among advanced countries in the era of globalization. Scientome­trics, n. 90, p. 25-41, 2012. [ Links ]

DWYER, Tom. Reflexões sobre a internacionalização da sociologia Brasileira. Revista Brasileira de Sociologia, v. 1, n. 1, p.57-86, 2013. [ Links ]

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. Porto Alegre, Editora Artmed, 2009. [ Links ]

GAILLARD, Jacques F. North-South research partnership: is collaboration possible between unequal partners? Knowledge and Policy: The International Journal of Knowledge Transfer and Utilization, v. 7, n. 2, p. 31-63, 1994. [ Links ]

HANAFI, Sari; ARVANITIS, Rigas. The marginalization of Arab language in social science: social constraints and dependency by choice. Current Sociology, v. 62, n. 5, p. 723-742, 2014. [ Links ]

KOCH, Tomás; VANDERSTRAETEN, Raf. Internationalizing a national scientific community? Changes in publication and citation practices in Chile, 1976-2015. Current Sociology, v. 67, n. 5, p. 723-741, 2019. [ Links ]

MARTÃN, Eloísa. (Re)producción de desigualdades y (re)producción de conocimiento: la presencia latino-americana em la publicación acadêmica internacional en ciencias sociales. desiguALdades.net.Working Paper Series, n. 59. 2013.Disponível em: <https://refubium.fu-berlin.de/bitstream/handle/fub188/19869/59-WP-Martin-Online.pdf?sequence=1>. Acessado em: 18 Out. 2019. [ Links ]

MARTINS, Carlos Benedito (Coord.). Horizontes das ciências sociais no Brasil: sociologia. São Paulo: Barcarolla Anpocs Discurso Ed., 2010. [ Links ]

MEDINA, Leandro R. Enacting network, crossing borders: on the internationalization of the social sciences in Mexico. Current Sociology, v. 67, n. 5, p. 705-722, 2019. [ Links ]

NÓBREGA, Rodolfo C. Desigualdades na academia: determinantes para publicação em periódicos de impacto na sociologia. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2018. [ Links ]

ORTIZ, Renato. As ciências sociais e o inglês. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 54, p. 5-23, 2004. [ Links ]

PINHEIRO, Roberto Meireles; CASTRO, Guilherme Caldas; SILVA, Helder Haddad; NUNES, José Mauro Gonçalves. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. [ Links ]

PORTO, Maria Stela Grossi. Panorama recente da pesquisa em sociologia no país. In: MARTINS, Carlos Benedito (Org.). Para onde vai a pós-graduação em ciências sociais no Brasil. Bauru (SP): Edusc, 2005. [ Links ]

RIBEIRO, Matheus Almeida P. As expressões da divisão internacional do trabalho intelectual em revistas internacionais de teoria social. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2018. [ Links ]

SCALON, Celi; MISKOLCI, Richard. Internacionalização: balanço e desafios para a sociologia brasileira. Revista Brasileira da Sociologia, v. 6, n. 13, 2018. [ Links ]

STRATHERN, Marilyn. The tyranny of transparency. British Educational Research Journal, v. 26, n. 3, p. 309-321, Jun. 2000. [ Links ]

VOSTAL, Filip. Academic life in the fast lane: the experience of time and speed in British academia. Time & Society, v. 24, Issue 1, 2015. [ Links ]

WEBER, Silke. A pós-graduação em ciências sociais: problemas e perspectivas do ensino da sociologia. In: MARTINS, Carlos Benedito (Org.). Para onde vai a pós-graduação em ciências sociais no Brasil. Bauru (SP): Edusc, 2005. [ Links ]

Downloads

Publicado

04-09-2020

Como Citar

Maia, J. M. E., & Medeiros, J. (2020). Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil. Sociedade E Estado, 35(02), 473–500. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020005

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.