Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020005

Palavras-chave:

Internacionalização acadêmica, pós-graduação no Brasil, Ciências Sociais, Sociologia da ciência, sociologia do conhecimento

Resumo

Nas últimas duas décadas, ocorreu uma expansão dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e, ao mesmo tempo, uma crescente pressão, por parte das agências financiadoras, para a “internacionalização”. Tal processo não é isento de contradições, muitos já apontados na literatura, como a dificuldade de “internacionalizar” programas ligados às Humanidades. Neste sentido, o presente estudo discute os principais fatores explicativos da internacionalização de docentes das Ciências Sociais. Para tanto, desenvolve uma descrição dos aspectos relacionados à internacionalização da carreira dos professores e, ao final, identifica os fatores preponderantes para este processo, a partir de um survey on-line nacional. Os principais resultados são: realização de pós-doutorado no exterior é mais significativo para internacionalização do que doutorado-sanduíche; Antropologia tem indicadores de internacionalização maiores do que Sociologia e Ciência Política, embora não seja possível inferir as causas; docentes de programas tidos como periféricos compensam a dificuldade de internacionalização com estratégias de baixo custo".

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Biografia do Autor

João Marcelo Ehlert Maia, Fundação Getúlio Vargas, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.

Professor associado da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil

Jimmy Medeiros, Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ)

Doutor em políticas públicas, estratégias e desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisador da Escola de Ciências Sociais FGV CPDOC da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil

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Publicado

04-09-2020

Como Citar

Maia, J. M. E., & Medeiros, J. (2020). Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil. Sociedade E Estado, 35(02), 473–500. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020005

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