Fatores preponderantes para a internacionalização docente na pós-graduação em ciências sociais no Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020005Palavras-chave:
Internacionalização acadêmica, pós-graduação no Brasil, Ciências Sociais, Sociologia da ciência, sociologia do conhecimentoResumo
Nas últimas duas décadas, ocorreu uma expansão dos programas de pós-graduação em Ciências Sociais e, ao mesmo tempo, uma crescente pressão, por parte das agências financiadoras, para a “internacionalização”. Tal processo não é isento de contradições, muitos já apontados na literatura, como a dificuldade de “internacionalizar” programas ligados à s Humanidades. Neste sentido, o presente estudo discute os principais fatores explicativos da internacionalização de docentes das Ciências Sociais. Para tanto, desenvolve uma descrição dos aspectos relacionados à internacionalização da carreira dos professores e, ao final, identifica os fatores preponderantes para este processo, a partir de um survey on-line nacional. Os principais resultados são: realização de pós-doutorado no exterior é mais significativo para internacionalização do que doutorado-sanduíche; Antropologia tem indicadores de internacionalização maiores do que Sociologia e Ciência Política, embora não seja possível inferir as causas; docentes de programas tidos como periféricos compensam a dificuldade de internacionalização com estratégias de baixo custo".
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