Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030012

Palavras-chave:

cinema, cinema negro, raça, representação, audiovisual brasileiro

Resumo

O presente artigo discute os processos históricos, políticos e sociais que favoreceram a difusão de festivais, mostras, encontros, cineclubes e coletivos de cinema/audiovisual negro na última década no Brasil. O texto aponta como a maior formação técnica e artística de pessoas negras diante da democratização e expansão do ensino superior, em conjunto com mobilizações coletivas de profissionais negros(as) do audiovisual, criaram um crescente cenário de produção e circulação de filmes de autoria negra no país. Por fim, reflete-se como esses filmes podem indicar novas formas de se pensar e fazer cinema, ao proporem uma transformação na representação racial.

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Biografia do Autor

Anthony Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestre e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

19-12-2022

Como Citar

Rodrigues, A. (2022). Os cinemas negros brasileiros e a transformação da imagem: percursos de um termo estético-político. Sociedade E Estado, 37(03), 1027–1049. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237030012