O ESTADO DE BEM-ESTAR E AS CONTROVÉRISIAS DA IGUALDADE
Palavras-chave:
ESTADO DE BEM-ESTARResumo
Este estudo se constitui em um ensaio de análise conceituai sobre a problemática da desigualdade social.
Seu propósito não é outro senão - além de organizar as nossas idéias a respeito de conceitos complexos, identificando a sua substância e descobrindo a sua filiação teórica e ideológica - o de problematizar a forma um tanto mecânica e nominal com que, as mais das vezes, se vem falando (mormente no Serviço Social) er.i igualdade, cidadania e direitos fundamentais. Ao nosso ver, uma das principais implicações que tal procedimento provoca é o de confundir o pensamento marxista (principalmente o marxiano) sobre essa temática, com o ideário liberal-burguês que, ao defender a luta por direitos iguais, escamoteia as diferenças sócio- econômicas e transforma o conflito de classe em conflito de direitos, ou de direitos e deveres, como tão bem soube arquitetar teoricamente o pensador moderno T. H. Marshall - hoje muito festejado nas ciências sociais.
É com essa preocupação que ensaiamos as idéias que se seguem sem a pretensão, é claro, de apresentar um pensamento acabado. Efetivamente, o nosso grande empenho é o de resgatar em torno das discussões sobre política social (também bastante em voga) a contribuição valiosa e pouco explorada de Marx, e ressaltar a especificidade de sua concepção sobre o problema da igualdade.
Downloads
Referências
BELL, Daniel - The End of Ideology, New York: Free Press, 1960.
BOSCHI, Renato-Elites Industriais e o Estado no Brasil, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
DAHRENRENDOLF, R. - Ensaios de Teoria da Sociedade, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.
DELLA VOLPE,-Rousseau e Marx, A Liberdade Igualitária, Lisboa: Edições 70, 1982. DAVIS. K. e MOORE, W. - “Some Principles of Social Stratification” in American Sociological Review, vol. 10, n? 2, 1945.
ENGELS, F., - El Origem de la Familia, La Propriedad Privada y el Estado, in Marx e Engels, Obras Escogidas, Tomo II, Madrid: Editorial Ayuso, 1975.
GRUPPI, L. - Tudo Começou com Maquiavel (As Concepções de Estado em Marx, Engels, Lenin e Gramsci), Porto Alegre: LPM Editores, 1980.
KOWARICK, Lúcio - Processo de Desarrollo dei Estado en America Latina y Políticas So- ciales, in Acción Crítica. CELATS/ALETS, Abril, 1979.
LENIN, V. I. - O Estado e a Revolução, São Paulo: HUCITEC, 1978.
MARSHALL, T. H. - Cidadania, Classe Social e Status, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MARX, K. - A Questão Judaica, Rio de Janeiro: Leammert, 1960.
MARX, K. - Critica de la Filosofia dei Estado de Hegel, Buenos Aires: Editorial Claridad
S.A., 1973.
MARX, K. - Critica dei Programa de Gotha, in Marx e Engels - Obras Escogidas, Tomo II, op. cit.
OFFE, Claus e RONGE, V. - Teses Sobre a Fundamentação do Conceito de Estado Capitalista e Sobre a Pesquisa de Orientação Materialista in Pozzoli, C. (ed.), Rahmenbe- dingungen und Schranken Stvatlichen Politikforschung, Franckfurt 1966. Tradução (mimeo.) de Bárbara Fertaj, UnB, s/data.
POULANTZAS. N. - O Estado, O Poder, O Socialismo, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1976.
POULANTZAS, N. - As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
RAWLS, John - Uma Teoria da Justiça, Brasília: Editora da UnB, 1981.
RUFFOLO, G.-Igualdade e Democracia no Projeto Socialista, in Bobbioet all-O Marxismo e o Estado, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
ROUSSEAU, Jean-Jacques - Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens; in os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978.
TOCQUEVILLE, A. - A Democracia na América, Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1962. WEBER, M. - O Político e o Cientista, Lisboa: Editorial Presença, 1973.
WEBER, M. - Economia y Sociedad, México: Fondo de Cultura Econômica, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1987 Revista Sociedade e Estado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.