O ESTADO DE BEM-ESTAR E AS CONTROVÉRISIAS DA IGUALDADE

Autores

  • Patyara Amazoneida P. Pereira Universidade de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

ESTADO DE BEM-ESTAR

Resumo

Este estudo se constitui em um ensaio de análise conceituai sobre a problemática da desigualdade social.
Seu propósito não é outro senão - além de organizar as nossas idéias a respeito de conceitos complexos, identificando a sua substância e descobrindo a sua filiação teórica e ideológica - o de problematizar a forma um tanto mecânica e nominal com que, as mais das vezes, se vem falando (mormente no Serviço Social) er.i igualdade, cidadania e direitos fundamentais. Ao nosso ver, uma das principais implicações que tal procedimento provoca é o de confundir o pensamento marxista (principalmente o marxiano) sobre essa temática, com o ideário liberal-burguês que, ao defender a luta por direitos iguais, escamoteia as diferenças sócio- econômicas e transforma o conflito de classe em conflito de direitos, ou de direitos e deveres, como tão bem soube arquitetar teoricamente o pensador moderno T. H. Marshall - hoje muito festejado nas ciências sociais.
É com essa preocupação que ensaiamos as idéias que se seguem sem a pretensão, é claro, de apresentar um pensamento acabado. Efetivamente, o nosso grande empenho é o de resgatar em torno das discussões sobre política social (também bastante em voga) a contribuição valiosa e pouco explorada de Marx, e ressaltar a especificidade de sua concepção sobre o problema da igualdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patyara Amazoneida P. Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de Brasília.

Referências

BELL, Daniel - The End of Ideology, New York: Free Press, 1960.

BOSCHI, Renato-Elites Industriais e o Estado no Brasil, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

DAHRENRENDOLF, R. - Ensaios de Teoria da Sociedade, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

DELLA VOLPE,-Rousseau e Marx, A Liberdade Igualitária, Lisboa: Edições 70, 1982. DAVIS. K. e MOORE, W. - “Some Principles of Social Stratification” in American Sociological Review, vol. 10, n? 2, 1945.

ENGELS, F., - El Origem de la Familia, La Propriedad Privada y el Estado, in Marx e Engels, Obras Escogidas, Tomo II, Madrid: Editorial Ayuso, 1975.

GRUPPI, L. - Tudo Começou com Maquiavel (As Concepções de Estado em Marx, Engels, Lenin e Gramsci), Porto Alegre: LPM Editores, 1980.

KOWARICK, Lúcio - Processo de Desarrollo dei Estado en America Latina y Políticas So- ciales, in Acción Crítica. CELATS/ALETS, Abril, 1979.

LENIN, V. I. - O Estado e a Revolução, São Paulo: HUCITEC, 1978.

MARSHALL, T. H. - Cidadania, Classe Social e Status, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MARX, K. - A Questão Judaica, Rio de Janeiro: Leammert, 1960.

MARX, K. - Critica de la Filosofia dei Estado de Hegel, Buenos Aires: Editorial Claridad

S.A., 1973.

MARX, K. - Critica dei Programa de Gotha, in Marx e Engels - Obras Escogidas, Tomo II, op. cit.

OFFE, Claus e RONGE, V. - Teses Sobre a Fundamentação do Conceito de Estado Capitalista e Sobre a Pesquisa de Orientação Materialista in Pozzoli, C. (ed.), Rahmenbe- dingungen und Schranken Stvatlichen Politikforschung, Franckfurt 1966. Tradução (mimeo.) de Bárbara Fertaj, UnB, s/data.

POULANTZAS. N. - O Estado, O Poder, O Socialismo, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1976.

POULANTZAS, N. - As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

RAWLS, John - Uma Teoria da Justiça, Brasília: Editora da UnB, 1981.

RUFFOLO, G.-Igualdade e Democracia no Projeto Socialista, in Bobbioet all-O Marxismo e o Estado, Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

ROUSSEAU, Jean-Jacques - Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens; in os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978.

TOCQUEVILLE, A. - A Democracia na América, Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 1962. WEBER, M. - O Político e o Cientista, Lisboa: Editorial Presença, 1973.

WEBER, M. - Economia y Sociedad, México: Fondo de Cultura Econômica, 1974.

Downloads

Publicado

01-06-1986

Como Citar

Pereira, P. A. P. . (1986). O ESTADO DE BEM-ESTAR E AS CONTROVÉRISIAS DA IGUALDADE. Sociedade E Estado, 1(01), 11–24. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/39286

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.