A passos largos: meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/10.1590/s0102-6992-202035010006

Palavras-chave:

gênero, educação, saúde mental, extensão universitária

Resumo

A divisão sexual do trabalho ainda é marca discriminatória na sociedade brasileira, cabendo às mulheres os trabalhos precarizados e menos valorizados. Ao refletir sobre os temas gênero e educação, o artigo identificou as contribuições do “Meninas velozes”, projeto de extensão e pesquisa interdisciplinar, no enfrentamento a esse cenário, a partir do fortalecimento do aprendizado e de dimensões psicossociais. Tal projeto é conduzido por professoras e pesquisadoras das engenharias, ciências sociais e humanas da Universidade de Brasília (UnB) e da Université Paris 13 (França). Suas ações ocorrem em escola pública na periferia do Distrito Federal desde 2013 e atingiu, nestes seis anos, mais de 100 meninas. Foram aplicados questionários para coleta de dados socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas junto a 16 alunas da UnB, egressas do projeto. Seus relatos evidenciaram situações que ameaçam sua permanência e integração na universidade e que fragilizam a saúde mental, como assédio, restrições materiais e conflitos pessoais.

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Biografia do Autor

Tania Mara Campos de Almeida, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta no Departamento de Sociologia/ICS. Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres/CEAM. Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil

Katia Tarouquella Brasil, Universidade de Brasília (UnB)

Departamento de Psicologia Clínica. Laboratório de Psicopatologia, Linguagem e Psicanálise/IP. Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil.

Dianne Magalhães Viana, Universidade de Brasília (UnB)

Departamento de Engenharia Mecânica/FT. Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil

Simone Lisniowski, Universidade de Brasília (UnB)

Faculdade de Educação, Departamento de Teoria e Fundamentos/FE. Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, Brasil.

Valérie Ganem, Universidade de Paris

Laboratorie Unité Transversale de Recherche Psycogénese et Psychopatologie (UTRPP). Mestre de Conferências Université Paris 13. Membro da Associação Internacional dos Especialistas da  Psicodinâmica e de Psicopatologia do Trabalho (PDT).

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Publicado

29-05-2020

Como Citar

Campos de Almeida, T. M. ., Tarouquella Brasil, K. ., Magalhães Viana, D., Lisniowski, S., & Ganem, V. (2020). A passos largos: meninas da periferia rumo à universidade e seus dilemas psicossociais. Sociedade E Estado, 35(01), 101–134. https://doi.org/10.1590/10.1590/s0102-6992-202035010006

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