Políticas educacionais com perspectiva de gênero nos governos de Michelle Bachelet e Dilma Rousseff

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136010007

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Perspectiva de gênero, Democracia

Resumo

Nas últimas décadas, as desigualdades de gênero foram reconhecidas como um problema social a ser enfrentado pelos governos nacionais, por meio de políticas públicas com transversalidade de gênero, em todos os setores estatais. O presente artigo tem por objetivo analisar as políticas educacionais com perspectiva de gênero promovidas pelo Estado brasileiro e chileno, no governo de Michelle Bachelet e Dilma Rousseff, identificando avanços, especificidades, desafios e disputas políticas protagonizadas com a emergência de atores reacionários e conservadores. Trata-se de uma pesquisa comparativa de caráter qualitativo, cujos dados são levantados por meio de pesquisa documental e entrevistas com ex-ministras e integrantes de ONGs Feministas. Para a análise dos dados elegemos os referenciais teóricos dos estudos feministas, de gênero e de políticas públicas. Resultados apontam especificidades tanto das disputas na agenda pública quanto das políticas implementadas que estão diretamente vinculadas aos contextos cultural, político e social desses países.

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Biografia do Autor

Neiva Furlin, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Sociologia pela UFPR (2014), com estágio de doutorado no Centro de Investigações Interdisciplinares em Ciências e Humanidades (CEIICH), da Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM) (2012. Pós-doutora pela Universidade Estadual de Maringá (2018).

Atualmente é Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e membro do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC)

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https://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/03/declaracao_beijing.pdf

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Publicado

26-05-2021

Como Citar

Furlin, N. (2021). Políticas educacionais com perspectiva de gênero nos governos de Michelle Bachelet e Dilma Rousseff. Sociedade E Estado, 36(01), 133–156. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202136010007

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