A CONTRIBUIÇÃO DA SEQUÊNCIA DE ENSINO FEDATHI NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM EM FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i2.7071Palavras-chave:
Ensino de Física;, Sequência Fedathi;, Aprendizagem SignificativaResumo
Apresentamos aqui um trabalho desenvolvido no ambiente escolar com a intenção de propor uma postura docente de mais diálogo com os alunos, entendendo o discente como um sujeito ativo na construção do conhecimento. Desenvolvemos nosso trabalho fazendo intervenções em sala de aula aplicando a sequência de ensino FEDATHI, elaborada inicialmente para o ensino e pesquisa em matemática. Mostramos como essa sequência de ensino poderia ser aplicada em física e se tornar uma ferramenta importante para aplicação na resolução de problemas orquestrando as atividades dos alunos e, acreditamos, favorecendo uma aprendizagem significativa. Essa sequência metodológica foi aplicada na resolução de problemas em física envolvendo o conteúdo de movimento harmônico simples, e em todas as etapas das intervenções os conhecimentos prévios dos estudantes foram considerados e foram objetos de discussões em grupo, pois nossa pesquisa foi desenvolvida na óptica Ausubeliana, nos fazendo perceber a importância de identificar a estrutura cognitiva dos discentes e ensinar com base no que foi descoberto, nos seus conhecimentos prévios, favorecendo uma aprendizagem significativa. Deste trabalho foi gerado também um tutorial impresso em forma de livreto e aplicativo para computador e celulares, contendo os dados das intervenções, resultados, análises, juntamente com a teoria dos temas abordados, tentando gerar um debate na classe docente, sobre a Sequência FEDATHI aplicada em física. Finalizando, concluímos que o interesse produzido no aluno pela aplicação da Sequência FEDATHI durante as aulas foi crescente e acreditamos que a aprendizagem significativa foi motivada nos alunos Com isso entendemos que validamos a aplicação da Sequência FEDATHI no ensino de física, em especial para o conteúdo aplicado na intervenção pedagógica.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D.P., NOVAK, J.D. & HANESIAN, H. Psicologia Educacional (Tradução de Educational Psychology, 1968). Rio de Janeiro, Interamericana,1980.
AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Portugal: Plátano Edições Técnicas, traduzido por Lígia Teodoro, 2003.
FOUREZ, G. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, pág. 109-123, 2003.
OTTE, M. O formal, o social e o subjetivo: Uma introdução à Filosofia e a Didática da Matemática. São Paulo: UNESP Editora, 1991.
HUETE, J.C.S.; BRAVO, J.A.F. O Ensino de Matemática: Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 2006.
POLYA, G. A arte de resolver problemas (Tradução de How to solve it, 1945). Rio de Janeiro, Interciência, 1995.
BORGES NETO, H. B. (Coord.). Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Ciências e Matemática. Fortaleza, Edições UFC, 2013.
SOUZA, M.J.A. Aplicações da sequência Fedathi no ensino e aprendizagem da geometria mediado por tecnologias digitais. Fortaleza. f. 230 [ Tese (Doutorado) ]. Curso de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, 2010.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 7 ed., 2003.
ASSMANN, H. Ciência da Informação, v.29, n.2, Brasília. 2000.
ASSMANN, H. Reencantar a Educação: Rumo a sociedade Aprendente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, 4a ed. 2000.
NOBRE, F. A. S.; SOUZA, A. I. E. S; SILVA, A. F. G. Sequência Fedathi. Fortaleza, Edições UFC, 2013.
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. In: BRUN, J. (Org.). Didactique des Mathématiques. Paris: Delachaux et Niestlé S.A, 1996.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde São Paulo: Hucitec, 2007.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 2000.
ERICKSON, F. Qualitative methods in research on teaching. In: Wittrock, M.C. (Ed.). Handbook of research on teaching. New York: Macmillan Publishing Co. pág. 119-161 1989.
ERICKSON, F. Métodos cualitativos de investigación sobre la enseñanza. In: Wittrock, M.C. (Comp.). La investigación en la enseñanza, II. Barcelona, Paidós. pág. 195-301, 1986.
MEDEIROS, A. MEDEIROS, C. F. Revista Brasileira de Ensino de Física, Porto Alegre/RS, v. 24, n. 2, p. 79, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).