ESTUDANDO TRANSFERÊNCIA DE CALOR UTILIZANDO FOLHETOS DE CORDEL CIENTÍFICOS

Autores

  • Rafaella Martins da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Romário Felinto Rafael Universidade Federal do Cariri
  • Francisco Augusto Silva Nobre Universidade Regional do Cariri
  • Khennya Maria Gonçalves de Araújo Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7080

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa;, Folhetos de Cordel;, Transferência de Calor

Resumo

Em nossa experiência na educação básica, observamos que as aulas de Física são caracterizadas pela excessiva exposição de conteúdos, além de uma forma mecanizada de apresentação destes, em que o professor enfatiza excessivamente o formalismo matemático, a repetição de exercícios, e pouco explora a teoria, a fenomenologia, como também em sua prática pedagógica poucas vezes utilizam ferramentas didáticas que facilitem a aprendizagem dos alunos. Entendemos que se faz necessário o uso de metodologias alternativas que facilitem a aprendizagem dos conteúdos da disciplina pelos alunos. Nesse sentido, utilizamos os Folhetos de Cordel Científicos como ferramenta didática para o ensino de Física, além de uma sequência de ensino para a aplicação destes em sala de aula. Realizamos uma oficina em três encontros com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde trabalhamos o conteúdo Transferência de Calor através de um Folheto de Cordel. Analisamos a aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo por meio de questionários, entrevista e observações durante as aulas. A priori, um questionário foi aplicado para identificarmos os conhecimentos prévios relevantes preexistentes na estrutura cognitiva dos alunos acerca do conteúdo. A posteriori aplicamos um questionário e fizemos uma entrevista, para avaliarmos a aprendizagem dos discentes, e se o uso dos folhetos científicos foram facilitadores para o processo ensino-aprendizagem. Por meio da análise dos resultados, observamos evidencias que a metodologia utilizada com uso dos Folhetos de Cordel foi eficaz, no que tange a aprendizagem dos alunos. Assim, os folhetos podem ser utilizados como um instrumento facilitador para a ocorrência da aprendizagem significativa dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaella Martins da Silva, Universidade Regional do Cariri

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Romário Felinto Rafael, Universidade Federal do Cariri

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Francisco Augusto Silva Nobre, Universidade Regional do Cariri

Bolsista de Produtividade BPI - FUNCAP

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Universidade Regional do Cariri

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Referências

SILVA, D. G.; NOBRE, F. A. S.; DANTAS, C. R. S. Formação dos professores e laboratórios didáticos de Física na Região do Cariri ”“ Ceará. Caderno de Cultura e Ciência. Crato ”“ CE, ano IV, v. 1, n. 1, 2009.

NETO, H. B. (Org.). Sequência FEDHATI- Uma proposta pedagógica para o ensino de ciências e matemática. Fortaleza ”“ CE: Edições UFC, 2013.

NETO, H. B. (Org.). Sequência FEDATHI Além das Ciências Duras. Curitiba: Editora CRV, 2017.

LIMA, J. M. Literatura de cordel e Ensino de Física: Uma aproximação para a popularização da ciência. Campina Grande. 115 f. [Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática)]. Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. 2012.

NOBRE, F. A. S. Os folhetos de Cordel como ferramenta didática para o ensino das ciências. In R. Holfmeister, D Conte (Org.), p. 149-170. Leopoldo-RS: Trajetos editorial, 2015.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Tradução de Eva Nick. 2. Ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência ”“ Tecnologia ”“ Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO ”“ Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n 2, p. 133-162, dez. 2002. Disponível em: . Acesso em: 04 set., 2016.

GUIMARÃES, Ê. J. G. Física Conceitual em Folhetos de Cordel: Transferência de Calor. Quixadá ”“ CE: Produto educacional do MNPEF, 2016a.

HEWITT, P. G. Física Conceitual. 9ª. Edição. Porto Alegre: Bookman, 2002.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

MASINI, E. F. S.; MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: Condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008.

LEMAIRE, R. Para o povo ver e ouvir / Pour que les gens voient et entendent: La presence de la voix dans les folhetos de la litterature de cordel bresilienne. PRIS-MA XXIII / 1 ET 2, 2007.

ABREU, M. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras ALB, 1999.

PAIXÃO, F. O “Big Bang” em Cordel. Juazeiro do Norte-CE: Tipografia Lira Nordestina, 2004.

LOPES, F. Uma viagem em aeroplano até a Lua. Guajarina - Pará: Editora Recife, (s.d.).

GUIMARÃES, Ê. J. G. Os folhetos de cordel como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em Física ”“ Estudando Calor. Quixadá ”“ CE. 128 f. [Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)]. Universidade Estadual do Ceará-UECE. 2016b.

MOREIRA, M. A. Metodologia de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

Downloads

Publicado

2018-02-25

Como Citar

SILVA, Rafaella Martins da; RAFAEL, Romário Felinto; NOBRE, Francisco Augusto Silva; ARAÚJO, Khennya Maria Gonçalves de. ESTUDANDO TRANSFERÊNCIA DE CALOR UTILIZANDO FOLHETOS DE CORDEL CIENTÍFICOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7080. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7080. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos