ESTUDANDO TRANSFERÊNCIA DE CALOR UTILIZANDO FOLHETOS DE CORDEL CIENTÍFICOS

Autores

  • Rafaella Martins da Silva Universidade Regional do Cariri
  • Romário Felinto Rafael Universidade Federal do Cariri
  • Francisco Augusto Silva Nobre Universidade Regional do Cariri
  • Khennya Maria Gonçalves de Araújo Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7080

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa;, Folhetos de Cordel;, Transferência de Calor

Resumo

Em nossa experiência na educação básica, observamos que as aulas de Física são caracterizadas pela excessiva exposição de conteúdos, além de uma forma mecanizada de apresentação destes, em que o professor enfatiza excessivamente o formalismo matemático, a repetição de exercícios, e pouco explora a teoria, a fenomenologia, como também em sua prática pedagógica poucas vezes utilizam ferramentas didáticas que facilitem a aprendizagem dos alunos. Entendemos que se faz necessário o uso de metodologias alternativas que facilitem a aprendizagem dos conteúdos da disciplina pelos alunos. Nesse sentido, utilizamos os Folhetos de Cordel Científicos como ferramenta didática para o ensino de Física, além de uma sequência de ensino para a aplicação destes em sala de aula. Realizamos uma oficina em três encontros com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola pública, situada na cidade de Juazeiro do Norte-CE, onde trabalhamos o conteúdo Transferência de Calor através de um Folheto de Cordel. Analisamos a aprendizagem dos alunos acerca do conteúdo por meio de questionários, entrevista e observações durante as aulas. A priori, um questionário foi aplicado para identificarmos os conhecimentos prévios relevantes preexistentes na estrutura cognitiva dos alunos acerca do conteúdo. A posteriori aplicamos um questionário e fizemos uma entrevista, para avaliarmos a aprendizagem dos discentes, e se o uso dos folhetos científicos foram facilitadores para o processo ensino-aprendizagem. Por meio da análise dos resultados, observamos evidencias que a metodologia utilizada com uso dos Folhetos de Cordel foi eficaz, no que tange a aprendizagem dos alunos. Assim, os folhetos podem ser utilizados como um instrumento facilitador para a ocorrência da aprendizagem significativa dos discentes.

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Biografia do Autor

Rafaella Martins da Silva, Universidade Regional do Cariri

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Romário Felinto Rafael, Universidade Federal do Cariri

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Francisco Augusto Silva Nobre, Universidade Regional do Cariri

Bolsista de Produtividade BPI - FUNCAP

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

Khennya Maria Gonçalves de Araújo, Universidade Regional do Cariri

URCA - Campos Crajubar Av. Leão Sampaio - Triângulo,
CEP 63040-005 Juazeiro do Norte / CE, Brasil

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Publicado

2018-02-25

Como Citar

SILVA, R. M. da; RAFAEL, R. F.; NOBRE, F. A. S.; ARAÚJO, K. M. G. de. ESTUDANDO TRANSFERÊNCIA DE CALOR UTILIZANDO FOLHETOS DE CORDEL CIENTÍFICOS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2018. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.7080. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/7080. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos