USO CONSCIENTE DE ADAPTADORES “T”: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE ELETRICIDADE

Autores

  • Murilo de Almeida Santos Programa de Pós-Graduação Nacional e Profissional em Ensino de Física, Instituto Federal Fluminense
  • Renata Lacerda Caldas 2Núcleo de Pesquisa em Física e Ensino de Ciências (NPFEC)/MNPEF, Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6iEspecial.46155

Palavras-chave:

Arco de Manguerez. Aprendizagem Significativa. Canva de Projeto. Eletricidade.

Resumo

São enfoques da BNCC e da metodologia da problematização, a proatividade, a contextualização e o empreendedorismo. Partindo desse pressuposto e no contexto do ensino de física, o presente trabalho, de natureza qualitativa, traz um recorte dos resultados de pesquisa de mestrado que objetivou analisar contribuições da aplicação de sequência didática pautada na Metodologia da Problematização sobre o uso consciente dos adaptadores T para a aprendizagem significativa da eletricidade em nível fundamental. Em 10 encontros presenciais, problemáticas relacionadas ao tema motivaram soluções auxiliadas pela ferramenta de planejamento Canva de Projeto. A culminância foi a construção de dois protótipos para o carregamento de celulares. Questionários, mapas conceituais e roteiros experimentais foram instrumentos de coleta de dados. A análise dos resultados apontou indícios de uma aprendizagem mais significativa sobre conceitos relacionados à eletricidade, senso crítico e proatividade para tomada de decisão e as soluções concretizadas nos protótipos, motivadora para a conscientização sobre o uso indevido dos adaptadores.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

DE ALMEIDA SANTOS, Murilo; LACERDA CALDAS, Renata. USO CONSCIENTE DE ADAPTADORES “T”: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE ELETRICIDADE. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 638–643, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6iEspecial.46155. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46155. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022