Ensinando tópicos de Astronomia e Cinemática com o uso de Apresentações Interativas e Atividades Colaborativas

Autores

  • Felipe Nolasco Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Armstrong Lopes Fernandes Escola Primeiro Mundo
  • Giuseppi Camiletti Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Departamento de Física

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46009

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Motivação para aprender. Experimentos.

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento e aplicação de duas Apresentações Interativas e Atividades Colaborativas sobre os conteúdos de astronomia e cinemática, com o objetivo de aumentar a motivação dos alunos para o estudo dos conceitos de Física envolvidos, visando a melhoria da qualidade do ensino e do aprendizado do estudante. As atividades foram desenvolvidas ao longo de 28 aulas, para duas turmas de um total de 52 estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola particular de Vitória-ES. Os pressupostos teórico metodológicos da Motivação para aprender foram utilizados como base para a elaboração e aplicação das atividades em sala de aula, a saber: mostrar a utilidade dos conteúdos aos alunos, propor desafios, usar embelezamentos e dar feedback adequado às demandas dos alunos. Os resultados apontaram que os estudantes se mostraram focados nas atividades, manifestando alegria nas conquistas em aula, surpresa com resultados não esperados e satisfação durante o desenvolvimento das atividades. Por outro lado, se mostraram menos engajados em situações onde a expectativa inicial proposta pelo professor não foi cumprida. Estes resultados evidenciam o potencial da proposta de Apresentações Interativas e Atividades Colaborativas como estratégia para potencializar a Motivação dos alunos para aprender.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

NOLASCO, Felipe; LOPES FERNANDES, Armstrong; CAMILETTI, Giuseppi. Ensinando tópicos de Astronomia e Cinemática com o uso de Apresentações Interativas e Atividades Colaborativas. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 477–487, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46009. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46009. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022