CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINAR TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46008Palavras-chave:
Ensino de Física. Temas Controversos. questões sociocientíficas.Resumo
Os temas controversos são questões que tem o potencial de afetar a sociedade, os indivíduos, enfim, a escola de uma maneira geral. Na Física nos parece inevitável não abordar temas controversos, uma vez que seu conteúdo está intimamente ligado a questões contemporâneas. Assim, este trabalho teve por objetivo reunir as concepções dos professores de física acerca do papel dos temas controversos na prática educacional. O estudo foi de natureza qualitativa, na qual foi utilizada um estudo de caso a partir de questionário com questões abertas. A amostra foi composta por sete professores de física de escolas públicas do ensino médio do município de Itabaiana/Sergipe. Os resultados da pesquisa nos parece evidenciar que os professores questionados reconhecem os benefícios em se trabalhar em sala de aula a partir de temas que englobem as relações sociais da ciência e, de alguma forma, tentam buscar maneiras de introduzir em suas práticas situações que possam envolver temas que sejam controversos, porém, suspeitamos que, mesmo isso sendo verdade, isto é realizado em um contexto de ensino tradicional, ou seja, os alunos tendem a ter poucas oportunidades de desenvolver as habilidades necessárias para questionar, discutir, gerar hipóteses, avaliar situações, encontrar evidências, realizar pesquisas, enfim, desenvolver um ambiente no qual seja necessário tomar decisões.
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