APLICAÇÃO DO JOGO “DESVENDANDO OS SEGREDOS DO UNIVERSO” PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46007Palavras-chave:
Ensino de Física. Astronomia. Jogos. Ensino-aprendizagem.Resumo
A criação do jogo de tabuleiro “Desvendando os segredos do Universo” foi elaborado com propósito e finalidade de entretenimento, desenvolvimento intelectual e auxiliador à compreensão de um conhecimento específico que no referido jogo trata-se da obtenção de conhecimento da funcionalidade do universo. É um jogo de tabuleiro clássico que desperta o interesse e pode ser usado por pessoas acima de 8 anos de idade, visto que o tema envolve o fascínio da curiosidade e contemplação do desconhecido. No entanto, apesar de despertar o interesse e aguçamento em todas as idades, é provável que se encontre um pouco de dificuldade para crianças até oito anos, já que envolve o conhecimento da funcionalidade do Universo, tema bastante complexo, o nível de perguntas pode ser bastante elevado e difícil de compreensão nessa faixa etária. As regras do jogo são simples, e funcionam como qualquer jogo de tabuleiro que é necessário chegar ao fim da jornada para vencê-lo. É possível reunir várias pessoas e dividi-las em dois grupos para juntos percorrerem o caminho do jogo e que a cada passo dado desvendam as curiosidades sobre o universo e assim completem uma verdadeira viagem espacial pelo sistema solar.
Downloads
Referências
AMARAL, P., & OLIVEIRA, C. E. Q. V. de. ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DO PNLD 2008. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, n.12, p. 31–55, 2011. https://doi.org/10.37156/RELEA/2011.12.031.
ALBRECHT, T. D. Atividades Lúdicas No Ensino Fundamental: Uma Intervenção Pedagógica. UCDB - Campo Grande – MS, 2009. https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/8072-atividades-ludicas-no-ensino-fundamental-uma-intervencao-pedagogica.pdf.
ALMEIDA, G. O professor que não Ensina. São Paulo: Summus, 1986. ISBN 9788532302427.
ANDRADE, M. H. de P. et al. Ciência e Vida. Belo Horizonte: Dimensão, 2007. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/pnld2007_ciencias.pdf.
BATISTA, L. A.; D’ÁVILA , C. M. A ludicidade como princípio formativo. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 1, n. 2, p. 41-52, fev. 2013. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2013v1n2p41-52
CANIATO, R. Astronomia e Educação. Liga Iberoamericana de Astronomía, 1989. https://silo.tips/download/astronomia-e-educaao.
DELIZOICOV, D. e ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990. ISBN: 8524902868
FRIEDMANN, A. Brincar: Crescer e Brincar – O resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. ISBN 9788516015756.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).