APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PEER INSTRUCTION

Autores

  • Assuero Alves Padilha Júnior Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Manoel J.S. Neto Faculdade de Física (FACFIS), Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46000

Palavras-chave:

Ensino de Física. Peer Instruction. Ensino.

Resumo

O método clássico de aulas expositivas possui algumas limitações, em comparação às novas metodologias de ensino que vem surgindo. O Peer Instruction (inglês para instruções por pares) é uma metodologia ativa de ensino de física, que com o avanço da tecnologia nos tempos atuais, vem sendo cada vez mais usados em salas de aula, diferenciando-se das atividades expositivas que são um modo clássico de aulas de todas as disciplinas. Nesse trabalho, a proposta do “O Peer instruction” é envolver tecnologias, interação, diálogo entre alunos e professores, e também há uma troca de conhecimentos entre todos os integrantes de sala. Com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos durante as aulas, foi implementado um sistema de votação entre os alunos, a partir de um aplicativo de smartphone, para poder verificar a porcentagem de acertos da turma, e de acordo com a frequência de acertos, chegaria em um momento da aula em que irá ocorrer a formação de grupos para a discussão do tema proposto pelo professor em sala de aula, sendo que esse é o momento pelo qual foi criado a metodologia ativa de ensino, além de mostrar sua eficácia no ensino de física. Em comparação com o modelo clássico de ensino, iremos mostrar que o método também é mais eficiente em certos casos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

OLIVEIRA, V.; VEIT, E. A.; & ARAUJO, I. S.; (2015). Relato de experiência com os métodos Ensino sob Medida (Just-in-Time Teaching) e Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) para o Ensino de Tópicos de Eletromagnetismo no nível médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 32(1), 180. https://doi.org/10.5007/2175- 7941.2015v32n1p180

KIELT, E. D.; DA SILVA, S. de C. R.; & MIQUELIN, A. F.; (2017). Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer. Revista Brasileira de Ensino de Fisica, 39(4). https://doi.org/10.1590/1806- 9126-RBEF-2017-0091(EBERSPACHER et al., 2017)

EBERSPACHER, A. M. G.; HERNANDES, C. A.; CEGAN, E., DE SOUZA,

E. R. M. F.; RODRIGUES, L. D. S.; & DE OLIVEIRA, T. S. M.; (2017). a Peer Instruction Como Metodologia Inovadora Na Prática Docente Do Ensino Superior. https://doi.org/10.17143/ciaed/xxiilciaed.2017.00299

MULLER, M. G.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A.; & SCHELL, J.; (2017). Uma revisão da literatura acerca da implementação da metodologia interativa de ensino Peer Instruction (1991 a 2015). Revista Brasileira de Ensino de Física, 39(3). https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0012

CHICON, P. M. M.; QUARESMA, C. R. T.; & GARCÊS, S. B. B.; (2004). Aplicação do Método de ensino Peer Instruction para o Ensino de Lógica de Programação com acadêmicos do Curso de Ciência da Computação. Anais Do 5o SENID.

CROUCH, C. H., WATKINS, J.; FAGEN, A. P.; & MAZUR, E.; (2007). Peer Instruction: Engaging Students One-on-One, All At Once. Research-Based Reform of University Physics, January, 1–55.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

PADILHA JÚNIOR, Assuero Alves; NETO, Manoel J.S. APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DO PEER INSTRUCTION. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 396–401, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46000. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46000. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022