O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Gilson Yuri Silva Moura Instituto de Física (IF), Universidade Federal de Catalão (UFCAT)
  • Petrus Henrique Ribeiro dos Anjos Instituto de Física (IF), Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45973

Palavras-chave:

Ensino de Física. Simulação. Revisão Bibliográfica. Ciência dos Materiais. Física Atômica e Molecular.

Resumo

O estudo da estrutura da matéria é interdisciplinar, pois envolve diversas áreas do conhecimento, como a Quântica, a Química, a Ciência dos Materiais etc. Portanto, esse artigo se propõe em investigar, a partir de uma Revisão Bibliográfica, como a simulação computacional contribui para o ensino e aprendizagem. Para tanto, foi necessário realizar uma investigação catalográfica nos principais sites de busca de periódicos afim de encontrar os principais trabalhos científicos a respeito do tema nas plataformas de busca mais comuns. A Revisão Bibliográfica identificou uma demanda de novos recursos didáticos computacionais, mas apesar dos empecilhos, como de estrutura, formação de professores e principalmente escassez de cultura científica, os trabalhos científicos têm se tornado mais relevantes para o Ensino de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MOREIRA, MARCO ANTONIO. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 94 [Acessado 5 Outubro 2022], pp. 73-80. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006. ISSN 1806-9592. Acesso em: 10 set. 2022.

ROSA, C. T. W. da; ROSA, Á. B. da. Ensino de Física: objetivos e imposições no ensino médio.

REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 2, 2005. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART2_Vol4_N1.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1987. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003. Disponível em: https://permuta.bce.unb.br/produto/a-inteligencia-coletiva-por-uma-antropologia-do-ciberespaco/. Acesso em: 10 set. 2022.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed . São Paulo: Atlas, 2010. https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 10 set. 2022.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 5. São Paulo: Loyola, 2002. https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:855. Acesso em: 10 set. 2022.

CORREA, D. R. N. Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Física, Química e Biologia através do estudo de biomateriais. Revista Iluminart, [s. l.], n. 17, 2019. http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/376. Acesso em: 10 set. 2022.

TONIATO, D. J.; FERREIRA, B. L.; FERRACIOLI, L. Tecnologia no ensino de física: uma revisão do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISAEM ENSINO DE FÍSICA, Londrina. Anais. São Paulo: SBF, p. 1-11, 2006. http://www1.fisica.org.br/~epef/xviii/images/Anais_XVIII-EPEF.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

GARNAEVA, Guzel; SHIGAPOVA, Elvera D.; NIZAMOVA, Elmira I. The use of digital laboratory work in quantum physics in the process of learning physics teachers. ARPHA Proceedings, v. 3, p. 1767, 2020. 2020. https://ap.pensoft.net/article/22446/download/pdf/. Acesso em: 10 set. 2022.

VELYCHKO, Stepan Petrovych; SHULGA, Sergii Wolodymyrowych. Uso das TIC no estudo da física nuclear. 2015. http://www.irbis-nbuv.gov.ua/cgi-bin/irbis_nbuv/cgiirbis_64.exe?C21COM=2&I21DBN=UJRN&P21DBN=UJRN&IMAGE_FILE_DOWNLOAD=1&Image_file_name=PDF/nz_pmfm_2015_8(2)__17.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

SHULGA, Sergii Volodymyrovych; VELYCKO, Stepan Petrovych. Virtual experiment: research phosphorescence. https://phm.cuspu.edu.ua/ojs/index.php/NZ-PMFMTO/article/view/1142. Acesso em: 10 set. 2022.

SAMAILA, Kamaludeen et al. Application of ICTs and Educational Software in Teaching Physics: Advantages, Challenges and Proposed Solutions. https://www.academia.edu/download/76906351/IJRR031.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

KIV, Arnold E. et al. The development and use of mobile app AR Physics in physics teaching at the university. http://ds.knu.edu.ua/jspui/handle/123456789/3768. Acesso em: 10 set. 2022.

HOHENFELD, Dielson Pereira. A natureza quântica da luz nos laboratórios didáticos convencionais e computacionais no ensino médio' 20/05/2013 146 f. doutorado em ensino, filosofia e história das ciências instituição de ensino: universidade federal da bahia, salvador biblioteca depositária: Universitária reitor macedo costa. https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_dielson_final.pdf Acesso em: 10 set. 2022.

SANTOS, Alencar Teixeira dos. Simulação da interação entre partículas e campos eletromagnéticos' 21/08/2018 undefined f.mestrado profissional em ensino de física - profis instituição de ensino: Universidade federal do rio grande do sul - litoral, são paulo Biblioteca Depositária: undefined. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/193232/001082231.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 10 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

SILVA MOURA, Gilson Yuri; RIBEIRO DOS ANJOS, Petrus Henrique. O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 363–369, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45973. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45973. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022