O ENSINO INTERDISCIPLINAR DA FÍSICA ATÔMICA E MOLECULAR POR MEIO DE SIMULAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45973Palavras-chave:
Ensino de Física. Simulação. Revisão Bibliográfica. Ciência dos Materiais. Física Atômica e Molecular.Resumo
O estudo da estrutura da matéria é interdisciplinar, pois envolve diversas áreas do conhecimento, como a Quântica, a Química, a Ciência dos Materiais etc. Portanto, esse artigo se propõe em investigar, a partir de uma Revisão Bibliográfica, como a simulação computacional contribui para o ensino e aprendizagem. Para tanto, foi necessário realizar uma investigação catalográfica nos principais sites de busca de periódicos afim de encontrar os principais trabalhos científicos a respeito do tema nas plataformas de busca mais comuns. A Revisão Bibliográfica identificou uma demanda de novos recursos didáticos computacionais, mas apesar dos empecilhos, como de estrutura, formação de professores e principalmente escassez de cultura científica, os trabalhos científicos têm se tornado mais relevantes para o Ensino de Física.
Downloads
Referências
MOREIRA, MARCO ANTONIO. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados [online]. 2018, v. 32, n. 94 [Acessado 5 Outubro 2022], pp. 73-80. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006. ISSN 1806-9592. Acesso em: 10 set. 2022.
ROSA, C. T. W. da; ROSA, Á. B. da. Ensino de Física: objetivos e imposições no ensino médio.
REEC: Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 2, 2005. Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen4/ART2_Vol4_N1.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. Ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1987. Disponível em: https://cpers.com.br/wp-content/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003. Disponível em: https://permuta.bce.unb.br/produto/a-inteligencia-coletiva-por-uma-antropologia-do-ciberespaco/. Acesso em: 10 set. 2022.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed . São Paulo: Atlas, 2010. https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india. Acesso em: 10 set. 2022.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? 5. São Paulo: Loyola, 2002. https://www.unijales.edu.br/library/downebook/id:855. Acesso em: 10 set. 2022.
CORREA, D. R. N. Uma proposta interdisciplinar para o ensino de Física, Química e Biologia através do estudo de biomateriais. Revista Iluminart, [s. l.], n. 17, 2019. http://revistailuminart.ti.srt.ifsp.edu.br/index.php/iluminart/article/view/376. Acesso em: 10 set. 2022.
TONIATO, D. J.; FERREIRA, B. L.; FERRACIOLI, L. Tecnologia no ensino de física: uma revisão do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISAEM ENSINO DE FÍSICA, Londrina. Anais. São Paulo: SBF, p. 1-11, 2006. http://www1.fisica.org.br/~epef/xviii/images/Anais_XVIII-EPEF.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
GARNAEVA, Guzel; SHIGAPOVA, Elvera D.; NIZAMOVA, Elmira I. The use of digital laboratory work in quantum physics in the process of learning physics teachers. ARPHA Proceedings, v. 3, p. 1767, 2020. 2020. https://ap.pensoft.net/article/22446/download/pdf/. Acesso em: 10 set. 2022.
VELYCHKO, Stepan Petrovych; SHULGA, Sergii Wolodymyrowych. Uso das TIC no estudo da física nuclear. 2015. http://www.irbis-nbuv.gov.ua/cgi-bin/irbis_nbuv/cgiirbis_64.exe?C21COM=2&I21DBN=UJRN&P21DBN=UJRN&IMAGE_FILE_DOWNLOAD=1&Image_file_name=PDF/nz_pmfm_2015_8(2)__17.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
SHULGA, Sergii Volodymyrovych; VELYCKO, Stepan Petrovych. Virtual experiment: research phosphorescence. https://phm.cuspu.edu.ua/ojs/index.php/NZ-PMFMTO/article/view/1142. Acesso em: 10 set. 2022.
SAMAILA, Kamaludeen et al. Application of ICTs and Educational Software in Teaching Physics: Advantages, Challenges and Proposed Solutions. https://www.academia.edu/download/76906351/IJRR031.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.
KIV, Arnold E. et al. The development and use of mobile app AR Physics in physics teaching at the university. http://ds.knu.edu.ua/jspui/handle/123456789/3768. Acesso em: 10 set. 2022.
HOHENFELD, Dielson Pereira. A natureza quântica da luz nos laboratórios didáticos convencionais e computacionais no ensino médio' 20/05/2013 146 f. doutorado em ensino, filosofia e história das ciências instituição de ensino: universidade federal da bahia, salvador biblioteca depositária: Universitária reitor macedo costa. https://ppgefhc.ufba.br/sites/ppgefhc.ufba.br/files/tese_dielson_final.pdf Acesso em: 10 set. 2022.
SANTOS, Alencar Teixeira dos. Simulação da interação entre partículas e campos eletromagnéticos' 21/08/2018 undefined f.mestrado profissional em ensino de física - profis instituição de ensino: Universidade federal do rio grande do sul - litoral, são paulo Biblioteca Depositária: undefined. https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/193232/001082231.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 10 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).