A PESQUISA BASEADA EM DESIGN E SEU USO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: O DESAFIO DA GARRAFA!

Autores

  • Caroline Marianne Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ingrid de Souza Siqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Aline Chaves Intorne Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Volta Redonda
  • Paulo Victor Souza Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45970

Palavras-chave:

Gamificação. Ensino de Biologia. Ensino de Física. Robótica. Letramento Científico.

Resumo

Neste trabalho, apresentam-se os resultados da utilização da metodologia de Pesquisa Baseada em Design (DBR) aplicada ao ensino de ciências para a construção de uma sequência didática. A sequência proposta para o ensino médio, tem enfoque curricular interdisciplinar e incorpora elementos das metodologias ativas de aprendizagem, em particular, da gamificação. O tema gerador foi o “desafio da garrafa”, um vídeo viral na internet muito famoso entre os jovens, destacando-se a primeira etapa preconizada pela DBR, o design. Os resultados compreendem a escolha dos princípios do design e a sequência propriamente dita, que se mostram ideais para o desenvolvimento e realização das próximas etapas da metodologia DBR.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

MARIANNE MONTEIRO, Caroline; DE SOUZA SIQUEIRA, Ingrid; CHAVES INTORNE, Aline; SOUZA, Paulo Victor. A PESQUISA BASEADA EM DESIGN E SEU USO NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR: O DESAFIO DA GARRAFA!. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 337–346, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45970. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45970. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022