A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM AULAS REMOTAS

Autores

  • Sabrina Mendes Couto Complexo Integrado de Educação de Itabuna - BA
  • George Kouzo Shinomiya 2Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45969

Palavras-chave:

Ensino de Física. Ferramentas tecnológicas digitais. Ensino Remoto.

Resumo

Este artigo é um recorte de minha dissertação de mestrado defendida em 2022, cujo objeto de estudo foi a utilização das ferramentas tecnológicas digitais durante o período pandêmico. Em tempos de COVID 19, diversos setores sofreram com as restrições que a pandemia acarretou, e com a educação não foi diferente, a suspensão das aulas foi de imediato. Após longo tempo sem aulas presenciais, a educação está voltando ao normal de maneira lenta. Hoje, as ferramentas tecnológicas se tornaram as principais aliadas no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos professores ferramentas como Google Meet, Google Classroom, Kahoot, entre outros, possibilitando aos docentes a possibilidade de ministrar aulas de maneira online, definidas como aulas remotas. Sendo assim, o presente artigo pretende apresentar um produto educacional implementado no ano de 2021 durante a pandemia. O produto educacional teve como principal característica a utilização das ferramentas tecnológicas digitais no ensino de Física em aulas remotas. Apesar das inúmeras dificuldades na realização do projeto vale destacar que a participação ativa dos estudantes nas discussões realizadas colaborou para que os encontros fossem mais dinâmicos e construtivos, mesmo sendo de maneira virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, J. B.; FERREIRA, D. T.; FREITAS, N. M. Os Três Momentos Pedagógicos como possibilidade para inovação didática. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, pp. 1 - 9. Florianópolis/SC. 2017.

CARMO, R. O. S., & FRANCO, A. P. (2019). Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação

à distância. Educação em Revista, p. 35.

Decreto Nº 19586 DE 27/03/2020, publicado no DOE - BA em 28 mar 2020.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 11 p.

MELLO, Lucrécia Stringhetta. Diário de aula e a formação docente: A relação entre a leitura escrita e a produção do conhecimento ,2003.

Portaria no 343, de 17 de março de 2020 que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. MEC, Recuperado em 22 de Março, 2020

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

MENDES COUTO, Sabrina; SHINOMIYA, George Kouzo. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA EM AULAS REMOTAS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 330–336, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45969. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45969. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022