FÍSICA EM CASA: USO DOS ITENS ENCONTRADOS NOS LARES PARA ENSINAR FÍSICA PARA ALUNOS DA MODALIDADE EJA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45966Palavras-chave:
Ensino de Física. Ensino Dirigido. Aprendizagem Significativa. Material para a EJA.Resumo
O modelo da educação clássico, centralizada na oralidade do docente e passividade dos discentes é ainda hoje encontrado nas salas de aula do ensino regular e da educação de jovens e adultos (EJA). A sua manutenção é justificada com o argumento de ser a melhor maneira de se ensinar e por dar menos trabalho, ou mesmo pela escassez de ferramentas didáticas voltadas a EJA. Mas, felizmente, já há uma grande preocupação em alguns professores em apresentar aos alunos uma Física contextualizada. Contudo, até onde sabemos, não havia até o momento um material que compilasse de forma organizada a física que pode ser explorada na nossa casa, e foi pensando isto, que decidimos desenvolver este produto educacional no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da SBF (MNPEF-SBF). Por exemplo, o aparelho de micro-ondas foi utilizado no estudo da interação da radiação com a matéria, e a geladeira para explicar alguns conceitos da termodinâmica. O material também apresenta uma seção chamada de mito ou verdade, e uma seção com dicas de bom uso dos equipamentos. Como resultados, obtivemos que a grande maioria dos alunos gostaram bastante da proposta apresentada. Vimos que alguns poucos alunos disseram não terem gostado ou achado o material de difícil entendimento, dentre outros pontos negativos. Por fim, esperamos que este material possa contribuir para uma mudança na realidade educacional do nosso país, e que os alunos cada vez mais aprendam Física e apliquem esse ensinamento no cotidiano em que vivem.
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Referências
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