ENSINO DE FÍSICA PARA A PRIMEIRA SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE WEBQUEST
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45960Palavras-chave:
WebQuest. Conceito de Energia. Novo Ensino Médio. Ensino de Física.Resumo
O trabalho apresenta o desenvolvimento de um objeto de conhecimento da Física “Conceito de energia para a Física: Clássica, Quântica e Relativística”, adaptada ao currículo da 1ª série do Novo Ensino Médio. O método utilizado foi a WebQuest e aplicada a 29 alunos de quatro turmas de uma escola pública estadual em Rio Branco, Acre. A WebQuest continha as partes: Início, Introdução, Processos, Tarefa, Avaliação, Conclusão e Créditos. Apesar dos resultados obtidos, através da aplicação de um questionário online, não serem os esperados, o método possibilitou o desenvolvimento crítico dos estudantes, estimulando a autonomia e a curiosidade científica deles.
Downloads
Referências
DODGE, B. Some Thoughts About WebQuests, San Diego, 1995. Disponível em: https://webquest.org/sdsu/about_webquests.html. Acesso em: 16 out. 2021.
LOUREIRO, B. C. O. Conceito de energia para a física: clássica, quântica e relativística. 2021a. Disponível em: https://sites.google.com/view/conceito-de-energia-para-a-fsi/in%C3%ADcio. Acesso em: 16 out. 2022.
LOUREIRO, B. C. O. Questionário: objetos de aprendizagem em formato WebQuest no ensino de conteúdos de Física da 1a série do ensino médio. 2021b. Disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfelIuiNl9gocdpdaYFm_kq4VNvTJjAZEQRuFSz5Vm9DoKOrQ/viewform. Acesso em: 16 out. 2022.
MARSIGLIA, A. C. G.; PINA, L. D.; MACHADO, V. de O.; LIMA, M. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, 2017.
MIGLIORI, R. Neurociências e Educação. São Paulo, Brasil Sustentável Editora, 2013.
RIGUE, F. M.; AMESTOY, M. B. A Cultura no Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para os PCNS e a BNCC, Criciúma, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).