FÍSICA NA MÚSICA: O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45953Palavras-chave:
Ensino de Física. Acústica. Música.Resumo
Não raro, ouve-se relatos de que os professores de física do nível médio enfrentam dificuldades com a falta de motivação de seus alunos, haja vista que, muitas vezes, o que é ensinado nas salas de aulas parece não conter, efetivamente, relação com o cotidiano dos alunos. O uso da arte - em particular, a música - apresenta-se como uma potencial ferramenta metodológica capaz de atrair a atenção dos alunos para a Física, o que pode fazer com que o aprendizado dessa disciplina seja mais prazeroso, dotado de significado crítico, numa perspectiva dialógica. Nesse sentido, este projeto de pesquisa em ensino de Física se propõe a analisar os vieses das relações de ensino e aprendizagem acerca dos conceitos de acústica, usando a música como pano de fundo das aulas e o violão como exemplificação prática dos fenômenos estudados. Essa aplicação, a princípio, será realizada nas turmas de ensino médio do Over Colégio e Curso, escola privada situada na zona norte da cidade do Natal/RN, na primeira quinzena de novembro de 2022, com pretensão de aplicar, também, em escolas públicas da cidade em oportunidades futuras. Para tanto, elaboraremos um roteiro de aplicação, subdividido em Três Momentos Pedagógicos. Por fim, pretendemos analisar se essa proposta de abordagem de ensino é capaz de trazer uma melhoria no aprendizado dos conceitos relacionados à acústica.
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