FÍSICA NA MÚSICA: O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Wenderson Venceslau Barroso de Paula Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional (MNPEF), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sara Vitória de Souza Santos Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Alexsandro Pereira Lima Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45953

Palavras-chave:

Ensino de Física. Acústica. Música.

Resumo

Não raro, ouve-se relatos de que os professores de física do nível médio enfrentam dificuldades com a falta de motivação de seus alunos, haja vista que, muitas vezes, o que é ensinado nas salas de aulas parece não conter, efetivamente, relação com o cotidiano dos alunos. O uso da arte - em particular, a música - apresenta-se como uma potencial ferramenta metodológica capaz de atrair a atenção dos alunos para a Física, o que pode fazer com que o aprendizado dessa disciplina seja mais prazeroso, dotado de significado crítico, numa perspectiva dialógica. Nesse sentido, este projeto de pesquisa em ensino de Física se propõe a analisar os vieses das relações de ensino e aprendizagem acerca dos conceitos de acústica, usando a música como pano de fundo das aulas e o violão como exemplificação prática dos fenômenos estudados. Essa aplicação, a princípio, será realizada nas turmas de ensino médio do Over Colégio e Curso, escola privada situada na zona norte da cidade do Natal/RN, na primeira quinzena de novembro de 2022, com pretensão de aplicar, também, em escolas públicas da cidade em oportunidades futuras. Para tanto, elaboraremos um roteiro de aplicação, subdividido em Três Momentos Pedagógicos. Por fim, pretendemos analisar se essa proposta de abordagem de ensino é capaz de trazer uma melhoria no aprendizado dos conceitos relacionados à acústica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CATELLI, F.; MUSSATO, G. A. As frequências naturais de uma corda de instrumento musical a partir de seus parâmetros geométricos e físicos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 2, p. 1-6, 2014. https://doi.org/10.1590/S1806-11172014000200004.

DONOSO, J. P.; TANNÚS, A.; GUIMARÃES, F.; FREITAS, T. C. A física do violino. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 2, e20182305, 2008. https://doi.org/10.1590/S1806-11172008000200006.

GASPAR, A. Física. v. 2. São Paulo: Editora Ática, 2003.

GOTO, M. Física e música em consonância. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 31, n. 2, e20092307, 2009. https://doi.org/10.1590/S1806-11172009000200008.

GRILLO, M. L.; PEREZ, L. R. (orgs.). Física e Música. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de física, volume 2: gravitação, ondas e termodinâmica. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

LAGO, B. L. A guitarra como instrumento para o ensino de física ondulatória. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 37, n. 1, e20151504, 2015. https://doi.org/10.1590/S1806-11173711663.

MENEZES, F. A Acústica Musical em Palavras e Sons. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

PEDROZO, F. F.; FREITAS, T. C. Modelo analítico para instrumentos musicais de cordas dedilhadas. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 44, e20210399, 2022. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0399.

ROSSING, T. D. The Science of Sound. U.S.A.: Addison Wesley, 1990.

ZACZÉSKI, M. E.; BECKERT, C. H.; BARROS, T. G.; FERREIRA, A. L.; FREITAS, T. C. Violão: aspectos acústicos, estruturais e históricos. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 40, n. 1, e20181309, 2018. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2017-0192.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

BARROSO DE PAULA, Wenderson Venceslau; DE SOUZA SANTOS, Sara Vitória; PEREIRA LIMA, Alexsandro. FÍSICA NA MÚSICA: O USO DA MÚSICA COMO UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 217–222, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45953. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45953. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022