A DESCOBERTA DA NATUREZA ELÉTRICA DOS RAIOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-INVESTIGATIVA

Autores

  • Thatyusce Bonfim Gomes Universidade de Brasília (UnB)
  • Vanessa Carvalho de Andrade Instituto de Física (IF), Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45948

Palavras-chave:

natureza da ciência. raios em tempestades. história da eletricidade. ensino investigativo. Benjamin Franklin.

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática aplicada em duas turmas de nono ano do ensino fundamental de uma escola particular do Distrito Federal. A construção da sequência foi baseada na utilização de um estudo de caso histórico na modalidade investigativa. O episódio histórico trabalhado é a descoberta da natureza elétrica dos raios, protagonizada por Benjamin Franklin no século XVIII. A intenção da proposta é fomentar a discussão de aspectos inerentes à natureza da ciência e introduzir os conceitos de carga elétrica e descarga elétrica. A utilização de narrações investigativas possibilita que o aluno seja colocado em uma simulação de produção científica fiel à realidade e, com isso, seja capaz de refletir e internalizar os aspectos inerentes à prática do cientista. A proposta conta também com atividades experimentais, práticas e demonstrativas, que buscam auxiliar na visualização e no entendimento dos fenômenos por parte dos alunos, bem como despertar o interesse no assunto abordado.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

BONFIM GOMES, Thatyusce; DE ANDRADE, Vanessa Carvalho. A DESCOBERTA DA NATUREZA ELÉTRICA DOS RAIOS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-INVESTIGATIVA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 185–191, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45948. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45948. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022