O USO DA PLACA MAKEY MAKEY PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES NA PERSPERCTIVA DA CULTURA MAKER
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45940Palavras-chave:
Maker. física. protagonista. metodologias ativas. lúdico.Resumo
Este artigo tem como objetivo de promover a compreensão sobre circuitos elétricos simples por meio da aprendizagem mão na massa destacando a importância da cultura maker e relatando os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de eletiva do Colégio Estadual José Lobo em suas aulas. O projeto tem como finalidade contribuir para a formação do senso crítico e transformador dos discentes a partir do uso de metodologias ativas, desenvolvendo criatividade e incentivando o trabalho colaborativo. Este trabalho terá como foco desenvolver uma prática pedagógica alternativa as aulas tradicionais, mostrando que é possível ensinar assuntos de física como o tema desse artigo por meio de metodologias ativas, tornando o ensino mais lúdico e prático com o aluno como protagonista do processo de ensino aprendizagem e o professor assumindo papel de mediador, contribuindo para o crescimento mútuo do aluno/professor.
Downloads
Referências
BLIKSTEIN, Paulo. Digital fabrication and ‘making’ in education: the democratization of invention. Stanford: Stanford University, 2013.
Brasil. Ministério da Educação. Brasília : Base Nacional Comum Curricular, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: Democratização da Escola Pública – a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992. cap 1.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, v. 2, 2015.
NOONOO, Stephen, PLAYING Games Can Build 21st-Century Skills. Research Explains How. EdSurge, 2019.
RAABE, A. L. A. et al. Educação criativa: multiplicando experiências para a aprendizagem. Recife: Pipa Comunicação, 2016.
SILVA, Maria Aparecida; JAELSON, SILVA. Cultura maker e educação para o século XXI: relato da aprendizagem mão na massa no 6o ano do ensino fundamental/integral do sesc ler Goiana. XVI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. Anais, Recife: SENAC. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).