FÍSICA, ASTRONOMIA E A BNCC
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45936Palavras-chave:
Ensino de Física. Astronomia. Formação de professores.Resumo
A recente implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) traz novos desafios para os processos de ensino-aprendizagem no ambiente escolar e acadêmico. O texto oficial propõe unidades temáticas que devem direcionar as ações pedagógicas dos professores de Ciências no Ensino Fundamental (EF). Uma dessas unidades é denominada Terra e Universo, na qual se preconiza que sejam travados diálogos com os estudantes sobre temas como Evolução Estelar e Vida Humana fora da Terra. Compreendendo a multiplicidade de discursos e polifonia presentes na interpretação dos textos oficiais, é discutida qual a base conceitual de Física e Astronomia que seria necessária, para que eles possam se sentir mais seguros em sua futura prática profissional. Após a análise dos dados, reflexões a respeito da formação de professores de Ciências foram desenvolvidas à luz do que é estabelecido na BNCC.
Downloads
Referências
ALECI, C. From international ophthalmology to space ophthalmology: the threats to vision on the way to Moon and Mars colonization. Int Ophthalmol. 40(3):775-86, 2020.
BETHE, H. A. Energy Production in Stars, Phys. Rev. 55, 434, 1939.
PIETROCOLA, M.; FILHO, J. P. A.; PINHEIRO, T. F.; Prática Interdisciplinar na Formação Disciplinar de Professores de Ciências. Inv. em Ensino de Ciências, v. 8, n. 2, p. 131-152, 2003.
SILVA, A. L. S.; LOPES, S. G. Licenciatura em ciências biológicas e formação de professores para o ensino de física no ensino fundamental, Rev. bras. Ens. Ci. Tec., v. 13, n. 3, p. 109-125, 2020.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal (p. 277–326). São Paulo, SP/Brasil: Martins Fontes, 1992.
CLEMENT, G. Fundamentals of Space Medicine, Ed Springer, 2nd ed., 2011.
MOREIRA, C. H.; ROCHA, G. B.; TENÓRIO, A. C.; SILVA, R. M.; ROCHA, I. C. P. A Biofísica na formação do biólogo e a opinião dos docentes formadores da área. In: Anais do 16o Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, Recife, Pernambuco, 2018.
BRASIL. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf, 2001.
BNCC. Base Nacional Comum Curricular, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).