FÍSICA E JOGOS TEATRAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EMBASADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS EM NÍVEL MÉDIO

Autores

  • André Luiz da Cunha Alves Instituto Federal Fluminense (IFF)
  • Cassiana Barreto Hygino Machado Instituto Federal Fluminense (IFF)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45926

Palavras-chave:

Ensino de Física; Três Momentos Pedagógicos; Jogos Teatrais.

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos a partir da aplicação de uma sequência didática embasada nos Três Momentos Pedagógicos e nos jogos teatrais, sob o tema acesso à internet e exclusão social, para o ensino de ondas eletromagnéticas, na 3º série do ensino médio em uma escola pública do Rio de Janeiro. Da análise dos resultados dos jogos teatrais e dos questionários inicial e final, percebeu-se o aprendizado do conteúdo de ondas eletromagnéticas e reflexões sobre o tema social abordado, demonstrando que trabalhar a física e a arte, por meio dos jogos teatrais, é um caminho possível e promissor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ciências da Natureza. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.

CAMILO, C. 3G, 4G, banda larga, wi-fi, wimax: entenda o que significam. 2012. https://novaescola.org.br/conteudo/2355/3g-4g-banda-larga-wi-fi-wimax-entenda-o-que-significam/

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, A. J.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, A. J. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

HENRIQUES, B. A internet do espaço e como ela fornece banda larga mesmo em locais mais remotos. 2020. https://canaltech.com.br/infra/a-internet-do-espaco-e-como-ela-fornece-banda-larga-mesmo-em-locais-mais-remotos/

JAPIASSU, R. Metodologia do Ensino de Teatro. 8. Ed. Campinas: Papirus.

MARQUES, A. B. (2001). Guia do usuário iniciante na internet. http://penta.ufrgs.br/tutorials/internet/guia.htm

SILVA, P. S. Políticas de acesso à Internet no Brasil: indicadores, características e obstáculos. Cadernos ADENAUER, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 151-171, 2015.

SPOLIN, V. Improvisação para o teatro/Viola Spolin: [tradução e revisão Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos] - São Paulo: Perspectiva, 2010.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

DA CUNHA ALVES, André Luiz; BARRETO HYGINO MACHADO, Cassiana. FÍSICA E JOGOS TEATRAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EMBASADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS EM NÍVEL MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 35–45, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45926. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45926. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022