Uma Abordagem Experimental para Analisar a Conservação da Energia Mecânica através do Software Tracker no Ensino Médio

Autores

  • Marcio Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vanessa Rodrigues de Oliveira Torres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.38521

Palavras-chave:

Conservação da Energia. Experimento. Software Tracker. Ensino de Mecânica.

Resumo

Para a maior parte dos alunos, a Física não passa de um conjunto de códigos e fórmulas a serem memorizadas. Entre as causas desse reconhecido fracasso no aprendizado de Física está a falta de uma metodologia moderna, tanto do ponto de vista pedagógico quanto tecnológico. Diante deste cenário, acreditamos que os experimentos facilitam a visualização dos fenômenos físicos. Outra alternativa é utilizar os simuladores como ferramenta para facilitar a compreensão dos conteúdos. Neste sentido, a presente pesquisa tem por finalidade investigar o desenvolvimento do processo de aprendizagem aplicado ao ensino da Conservação da Energia Mecânica utilizando uma estrutura educacional que busca articular o uso pedagógico do Software Tracker em conjunto com a experimentação. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, experimental e observacional. A abordagem foi baseada na teoria da aprendizagem significativa. Como resultado, a pesquisa sugere que as atividades que envolvem experimentações e simulações são potencialmente facilitadoras no processo de aprendizagem. Concluímos que o uso de experimentos e simulações, especificamente o Tracker, são ferramentas educacionais importantes no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, V. d. F. “A inserção de atividades experimentais no ensino de Física em nível médio: em busca de melhores resultados de aprendizagem”. Dissertação de mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

APOSTEL, L.; JONOKLEERE, A.R.; MALTON, B. - Les lois de l: apprentissage, comportement et logique. Etudes d'Epistémologie Génétiques, Paris, PUF, 1959.

ARAÚJO, M. S. T. de; ABIB, M. L.V. dos S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física. V.25, n. 2, 2003.

AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: Cognitive View. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc. 1968.

AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. Psicologia educacional. Interamericana: Rio de Janeiro, 1980.

BARBOSA, J. P. V.; BORGES, A. T. O Entendimento dos estudantes sobre energia no início do ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 23, n.2, setembro 2006. p. 182-217.

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, Fortaleza, 1999.

BROWN, D. Video Analysis and Modeling Tool for Physics Education. Disponível em: http://www.cabrillo.edu/~dbrown/tracker/. Acesso em: 02 de set. 2017.

BROWN, D; COX, A. J. Innovative uses of video analysis. The Physics Teacher, v. 47, p. 145-150, 2009.

BUNGE, M. La energía entre la física y la metafísica. Revista de Enseñanza de la Física, Cordok, v. 12, n. 1, p. 53-56, 1999.

CARRON, W.; GUIMARÃES, O. Física. Volume único. São Paulo: Moderna, 1999. 264p.

DOMÉNECH, J. L.; GIL-PÉREZ, D.; GRAS, A.; GUISASOLA, J.; MARTINEZ- TORREGROSA, J.; SALINAS, J.; TRUMPER, R.; VALDÉS, P. La enseñanza de la

energía: una propuesta de debate para un replanteamiento global. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 20, n. 3, p. 285-311, 2003.

GERHARDT, Tatiana Engel, et al. Estrutura do projeto de pesquisa. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HALLIDAY, D; RESNICK, R; WALKER, J, Fundamentos de Física, volume 1, 9ª Edição, p.99. Rio de Janeiro: E. LTC, 2012.

HICKS, N. Energy is the capacity to do work –or is it? The Physics Teacher, Cambridge, v. 21, p. 529-530, 1983.

KNIGHT, RANDALL. FÍSICA: Uma Abordagem Estratégica. 2ª. ed. [S.l.: s.n.], 2009. 126 p.

Laboratório Didático de Física: Analisando imagens e vídeos com o computador. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/uab/lab/tracker.html/. Acesso em: 05 de mar. 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21ª ed. São Paulo: Loyola, 2006.

MACEDO, Zélia S.; MAIA, Ana F.; VALERIO, Mário E. G.; Apostila de Laboratório de Física A; UFS; 2009.

MOREIRA, M.A. (1999). Energia, entropia e irreversibilidade. Textos de apoio ao professor de física, nº9. Porto Alegre, Instituto de Física, UFRGS.

MOREIRA, M. A (2010) Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 23 de abril de 2010. Aceito para publicação, Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012.

RODRIGUES, S. O.; CASTILHO, W. S. A experimentação e o Estudo das Leis de Newton, 2012. Disponível em:

https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/3874/1105. Acesso em: 10 de dez. de 2020.

SEVILLA, C. Reflexiones en torno al concepto de energía. Implicaciones curriculares. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 4, n. 3, p. 247-252, 1986.

SILVA, L. H. A.; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. In (org.): SCHNETZLER, R. P. (org.). Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens, Campinas: Vieira, p. 120-153, 2000.

TRUMPER, R. Energy and constructivist way of teaching. Physics Education, v. 25, p. 208-212, 1990.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993.

YOUNG, HUGH; FREEDMAN, ROGER. FÍSICA I: Mecânica. 12ª EDIÇÃO. ed. SÃO PAULO: PEARSON, 2008. 106 p.

Downloads

Publicado

2022-09-14

Como Citar

GOMES, Marcio; DE OLIVEIRA TORRES, Vanessa Rodrigues. Uma Abordagem Experimental para Analisar a Conservação da Energia Mecânica através do Software Tracker no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 65–84, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.38521. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/38521. Acesso em: 23 nov. 2024.