Uma Abordagem Experimental para Analisar a Conservação da Energia Mecânica através do Software Tracker no Ensino Médio

Autores

  • Marcio Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Vanessa Rodrigues de Oliveira Torres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.38521

Palavras-chave:

Conservação da Energia. Experimento. Software Tracker. Ensino de Mecânica.

Resumo

Para a maior parte dos alunos, a Física não passa de um conjunto de códigos e fórmulas a serem memorizadas. Entre as causas desse reconhecido fracasso no aprendizado de Física está a falta de uma metodologia moderna, tanto do ponto de vista pedagógico quanto tecnológico. Diante deste cenário, acreditamos que os experimentos facilitam a visualização dos fenômenos físicos. Outra alternativa é utilizar os simuladores como ferramenta para facilitar a compreensão dos conteúdos. Neste sentido, a presente pesquisa tem por finalidade investigar o desenvolvimento do processo de aprendizagem aplicado ao ensino da Conservação da Energia Mecânica utilizando uma estrutura educacional que busca articular o uso pedagógico do Software Tracker em conjunto com a experimentação. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, experimental e observacional. A abordagem foi baseada na teoria da aprendizagem significativa. Como resultado, a pesquisa sugere que as atividades que envolvem experimentações e simulações são potencialmente facilitadoras no processo de aprendizagem. Concluímos que o uso de experimentos e simulações, especificamente o Tracker, são ferramentas educacionais importantes no processo de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-09-14

Como Citar

GOMES, Marcio; DE OLIVEIRA TORRES, Vanessa Rodrigues. Uma Abordagem Experimental para Analisar a Conservação da Energia Mecânica através do Software Tracker no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 65–84, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6i2.38521. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/38521. Acesso em: 30 abr. 2024.