A lei do resfriamento de Newton no cálculo do calor específico de metais: o uso do Arduíno e os sensores Lm35 e Ds18b20.
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.30524Palavras-chave:
Calor especifico. Ensino Hibrido. arduino.Resumo
Neste relato de experimento determinamos os calores específicos do alumínio e do aço inox, mostrando também com pode ser viabilizado para sua aplicação nas escolas do ensino médio, traçando uma estratégia para sua aplicação possibilitando ao aluno construir seu próprio conhecimento, com o auxílio da tecnologia. Usamos o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. Foram utilizados três ambientes educacionais em forma de Rotação na qual será, o laboratório de informática da escola, o laboratório de ciências e um ambiente virtual(Google classroom), lançando mão de software como fritizing, para desenhar os circuitos e Excel para tratamento dos dados coletados. Os resultados concorda com as literaturas publicadas.
Downloads
Referências
Arduino & Cia. Lei do Resfriamento de Newton. Disponível em: http://mclaomart.blogs-pot.com/2014/01/lei-de-resfriamento-de-newton.html, acessado. 14.02.2020.
DA SILVA. W P. et al.Medida de calor específico e lei de resfriamento de Newton: um refinamentona análise dos dados experimentais. Rev. Bras. Ensino Fís. vol.25 no.4 São Paulo Nov./Dec. 2003. pp. 392-398
Determinação do calor específico do alumínio. Disponível em:https://docplayer.com.br/49953766-Determinacao-do-calor-especifico-do-aluminio.html
FERRER, J. F.; CARRERA, M. P.Iniciacion a La física. V 1, Editorial Reverte, AS. 1l edição,2006, p. 287.
IDE Arduino. disponível em: https://www.arduino.cc/en/main/softwareLey del enfriamiento de Newton. Disponível em: http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/estadistica/otros/enfriamiento/enfriamiento.htm#Ley%20del%20enfriamiento%20de%20Newton. acesso04.01.2020
MOLINA, N. F. C,Método Multimeios de Ensino de Física: O Ensino Híbrido no Primeiroano do Ensino Médio. 2016. 74f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista,Faculdade de Ciências e Tecnologia .2016
NETA, M. S.; CAPUCHINHO, A. C.Educação Híbrida: Conceitos, Reflexões e
PAPERT, S; IDIT, H.Situating Constructionism. Ablex Pulblishing Corporation, 1991Possibilidades do Ensino Personalizado.II Congresso sobre Tecnologias na Educação(Ctrl+E2017) Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape - Paraíba Brasil, p.152,2017
ROL METAIS. Disponíveis em: http://rolmetais.com/ficheiros/fichas_tecnicas/FT_23_fi-cha_tecnica_AISI_304_Site.docx.pdf. Acessado 05/03/2020
SÁPIRAS, F, S.; VECCHIA R. D.; MALTEMP, M,V. Utilização do Scratch em sala de aula.Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.17, n.5, pp. 973 988, 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).