KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.34147

Palavras-chave:

Ferramenta de avaliação quantitativa. Avaliação formativa. Aprendizagemda cinemática. Teste conceitual.

Resumo

Este artigo apresenta o processo de tradução para língua portuguesa e validação no Brasil do teste conceitual Kinematics Concept Test (KCT), produzido originalmente por investigadores da ETH Zurich. O teste se propõe avaliar a aprendizagem de conceitos de Cinemática, uma área que representa um dos maiores desafios para os professores que ensinam Física no Ensino Médio. As questões desse teste se estruturam sobre representações de tabelas de valores, imagens/desenhos e gráficos.

Após traduzido e validado o conteúdo, sua validação de confiabilidade aconteceu com 118 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, que alcançaram resultados equivalentes aos dos estudantes suíços que participaram da validação da sua versão original.

As técnicas empregadas no processo de validação, bem como seus resultados, apontam para um consistente grau de fiabilidade, mostrando assim que o KCT é uma ferramenta muito útil para os professores realizarem uma avaliação formativa com os seus alunos, bem como para projetos de pesquisas que requeiram avaliação do nível de conhecimento em Cinemática de estudantes de língua portuguesa.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

PARREIRA, André Luís; CARVALHO, Paulo Simeão. KCT: relevante teste conceitual para apoiar a pesquisa sobre o ensino e aprendizagem da Cinemática. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 98–109, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i3.34147. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/34147. Acesso em: 19 abr. 2024.