A lei do resfriamento de Newton no cálculo do calor específico de metais: o uso do Arduíno e os sensores Lm35 e Ds18b20.

Autores

  • Marcio Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Lobo T.
  • Silva M. G.

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v4i3.30524

Palavras-chave:

Calor especifico. Ensino Hibrido. arduino.

Resumo

Neste relato de experimento determinamos os calores específicos do alumínio e do aço inox, mostrando também com pode ser viabilizado para sua aplicação nas escolas do ensino médio, traçando uma estratégia para sua aplicação possibilitando ao aluno construir seu próprio conhecimento, com o auxílio da tecnologia. Usamos o método de ensino através do qual a lógica da organização de uma sala de aula é de fato invertida por completo. Foram utilizados três ambientes educacionais em forma de Rotação na qual será, o laboratório de informática da escola, o laboratório de ciências e um ambiente virtual(Google classroom), lançando mão de software como fritizing, para desenhar os circuitos e Excel para tratamento dos dados coletados. Os resultados concorda com as literaturas publicadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arduino & Cia. Lei do Resfriamento de Newton. Disponível em: http://mclaomart.blogs-pot.com/2014/01/lei-de-resfriamento-de-newton.html, acessado. 14.02.2020.

DA SILVA. W P. et al.Medida de calor específico e lei de resfriamento de Newton: um refinamentona análise dos dados experimentais. Rev. Bras. Ensino Fís. vol.25 no.4 São Paulo Nov./Dec. 2003. pp. 392-398

Determinação do calor específico do alumínio. Disponível em:https://docplayer.com.br/49953766-Determinacao-do-calor-especifico-do-aluminio.html

FERRER, J. F.; CARRERA, M. P.Iniciacion a La física. V 1, Editorial Reverte, AS. 1l edição,2006, p. 287.

IDE Arduino. disponível em: https://www.arduino.cc/en/main/softwareLey del enfriamiento de Newton. Disponível em: http://www.sc.ehu.es/sbweb/fisica/estadistica/otros/enfriamiento/enfriamiento.htm#Ley%20del%20enfriamiento%20de%20Newton. acesso04.01.2020

MOLINA, N. F. C,Método Multimeios de Ensino de Física: O Ensino Híbrido no Primeiroano do Ensino Médio. 2016. 74f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista,Faculdade de Ciências e Tecnologia .2016

NETA, M. S.; CAPUCHINHO, A. C.Educação Híbrida: Conceitos, Reflexões e

PAPERT, S; IDIT, H.Situating Constructionism. Ablex Pulblishing Corporation, 1991Possibilidades do Ensino Personalizado.II Congresso sobre Tecnologias na Educação(Ctrl+E2017) Universidade Federal da Paraíba - Campus IV Mamanguape - Paraíba Brasil, p.152,2017

ROL METAIS. Disponíveis em: http://rolmetais.com/ficheiros/fichas_tecnicas/FT_23_fi-cha_tecnica_AISI_304_Site.docx.pdf. Acessado 05/03/2020

SÁPIRAS, F, S.; VECCHIA R. D.; MALTEMP, M,V. Utilização do Scratch em sala de aula.Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.17, n.5, pp. 973 988, 2015

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

GOMES, Marcio; T., Lobo; M. G. , Silva. A lei do resfriamento de Newton no cálculo do calor específico de metais: o uso do Arduíno e os sensores Lm35 e Ds18b20. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 73–83, 2020. DOI: 10.26512/rpf.v4i3.30524. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/30524. Acesso em: 23 nov. 2024.