Uma Abordagem Experimental para Analisar a Conservação da Energia Mecânica através do Software Tracker no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v6i2.38521Palavras-chave:
Conservação da Energia. Experimento. Software Tracker. Ensino de Mecânica.Resumo
Para a maior parte dos alunos, a Física não passa de um conjunto de códigos e fórmulas a serem memorizadas. Entre as causas desse reconhecido fracasso no aprendizado de Física está a falta de uma metodologia moderna, tanto do ponto de vista pedagógico quanto tecnológico. Diante deste cenário, acreditamos que os experimentos facilitam a visualização dos fenômenos físicos. Outra alternativa é utilizar os simuladores como ferramenta para facilitar a compreensão dos conteúdos. Neste sentido, a presente pesquisa tem por finalidade investigar o desenvolvimento do processo de aprendizagem aplicado ao ensino da Conservação da Energia Mecânica utilizando uma estrutura educacional que busca articular o uso pedagógico do Software Tracker em conjunto com a experimentação. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, experimental e observacional. A abordagem foi baseada na teoria da aprendizagem significativa. Como resultado, a pesquisa sugere que as atividades que envolvem experimentações e simulações são potencialmente facilitadoras no processo de aprendizagem. Concluímos que o uso de experimentos e simulações, especificamente o Tracker, são ferramentas educacionais importantes no processo de ensino-aprendizagem.
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