USE OF THE TINKERCAD APP TO ENRICH PEDAGOGICAL PRACTICE IN ELECTRICITY SUBJECTS IN HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45919Keywords:
TinkerCAD; virtual labs; physics teaching; apps.Abstract
Integrated high school courses present in their curricular components applied Physics disciplines, which aim to introduce fundamental concepts and should work both in theory and in the corresponding practice. The combination of these different approaches often implies that one of them is partially neglected. The practical part is the one that suffers from a lack of time, in addition to the lack of a recurrent laboratory structure in educational institutions in Brazil. Virtual tools that simulate laboratories have the potential to, combined with face-to-face practices, enrich and strengthen the theoretical knowledge that is already protagonists. We will present an activity developed to use TinkerCAD in the study of circuits, specifically for the study of resistor association.
Downloads
References
AUTODESK TINKERCAD. Disponível em: https://www.tinkercad.com/dashboard. Acesso em: 02 nov. 2022.
CAVALCANTE, M. A., SANTOS, E. M. F. Eletrônica Criativa: Uma estratégia metodológica para o Ensino e Aprendizagem de conceitos de eletricidade e/ou eletrônica na modalidade Híbrida de Ensino: Introdução. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 43, e20210188. 2021. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0188
FEITOSA, M. C., LAVOR, O. P. Ensino de circuitos elétricos com auxílio de um simulador do PhET. REAMEC – Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática. v. 8, n. 1, p. 125-138, 2020. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9014.
FILHO, O. L. S., FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física. v. 2, n. 2. 2018. https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12315.
MONTECIN, A., RIBEIRO, L. JAQUES, P. Ensino Remoto de Robótica: utilização de ferramentasa gratuitas e materiais de baixo custo no contexto de pandemia do Coronavírus. Paper presented at Anais dos Trabalhos de Conclusão de curso. Pós-Graduação em Computação Aplicada à Educação. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo. 2020.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E. P. U., 2a Edição ampliada - 2017a, 243p.
MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física. v. 1, n. 1, p.1-13. 2017b. https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7074.
SILVA, E. F., FERREIRA, R. N. C., SOUZA, E. J. (2021). Aulas práticas de ciências naturais: o uso do laboratório e a formação de docente. Educação: Teoria e Prática. v. 31, n. 64, p.1-22, 2021. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s15360.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Journal of the Physics Teacher
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).