UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA DE LENTES ESFÉRICAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7079Palavras-chave:
Uso de tecnologia na educação;, Geogebra;, Óptica de lentes delgadas esféricas;, Óptica GeométricaResumo
Neste trabalho, proponho a utilização do software Geogebra para ensinar óptica geométrica de lentes delgadas esféricas. Esse software é uma ferramenta computacional educacional para o ensino de geometria amplamente usada pelos professores de matemática do ensino médio. Diversos trabalhos em ensino de ciências mostram que o uso de tecnologia em sala de aula pelos professores e estudantes favorece o engajamento dos partícipes do processo além de criar um ambiente mais propício para a aprendizagem significativa para uma gama maior de estudantes.
Downloads
Referências
PIETROCOLA, Maurício. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno brasileiro de ensino de física 19.1 (2002): 93-114.
GURGEL, Célia Margutti A. Educação para as ciências da natureza e matemáticas no Brasil: um estudo sobre os indicadores de qualidade do SPEC (1983-1997). Ciência & Educação (Bauru) 8.2 (2002)
PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel et al. Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico-tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino aprendizagem do conhecimento matemático. (2005).
RICARDO, Elio C.; FREIRE, Janaína CA. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Fısica, v. 29, n. 2, p. 251-266, (2007).
COELHO, André Luís Miranda de Barcellos. Aplicação do monocórdio e o uso de elementos musicais perceptuais como estruturantes para o ensino de conceitos da física ondulatória. 161 páginas. Dissertação de mestrado (2016).
CARVALHO, Cristiane. Uma revisão de literatura sobre o uso de softwares/simuladores/applets e principais referenciais teóricos no ensino de física. Departamento de Ciências Naturais, Universidade Federal de São João del Rei, 2012.
FILHO, Geraldo. Simuladores Computacionais para o ensino de física básica: uma discussão sobre produção e uso. Mestrado Profissional em Ensino de Física, Universidade do Rio de Janeiro, 2010.
YAMAMOTO, Issao; BARBETA, Vagner. Simulações de experiências como ferramenta de demonstração virtual em aulas de teoria de física. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 23, no. 2, Junho, 2001
ARANTES, Alessandra Riposati; MIRANDA, Márcio Santos; STUDART, Nelson. Objetos de Aprendizagem no ensino de física: usando simulações do PheT. Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.
HEIDEMANN, Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo; VEIT, Eliane. Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs. Universidade do Rio Grande Do Sul - Instituto de Física. Física na Escola, v.11, n.2, 2010.
HECKLER, Valmir; SARAIVA, Maria; FILHO, Kepler. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.29, n.2, p.267-273, 2007.
NACIONAIS, Parâmetros Curriculares. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, v. 1998, p. 2000, 1997.
PISA, Brasil no PISA 2015 Análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros. 2016
DIKOVIĆ, Ljubica. Applications GeoGebra into teaching some topics of mathematics at the college level. Computer Science and Information Systems, v. 6, n. 2, p. 191-203, 2009.
NASCIMENTO, Eimard GA do. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, ISSN 8457 (1808): 2012.
RIBEIRO, Tiago Nery; DO NASCIMENTO SOUZA, Divanízia. A utilização do software Geogebra como ferramenta pedagógica na construção de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS). Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 36-51, 2016.
FEYNMAN, Richard P., R. B. Leighton, and M. Sands. Lições de Física”“Vol. 1. Tradução de Adriana VR da Silva e Kaline R. Coutinho. Porto Alegre: Bookman (2008).
SILVA, Willians Gavioli da. O Geogebra como ferramenta de apoio à aprendizagem significativa em óptica geométrica. 2016. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
LEVY, P.; As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Lisboa, Instituto Piaget, 1994.
MOREIRA, Marco Antonio. "Unidades de enseñanza potencialmente significativas”“UEPS." Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, Rio Grande do Sul 1.2, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).