Explorando o conceito de inovação na educação: perspectivas a partir de uma pesquisa biográfica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.47937Palavras-chave:
Método autobiográfico. Ensino de ciências. Inovação na educação.Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, que tem como objetivo investigar como professores de ciências lidam com a demanda por inovação na educação, considerando o contexto contemporâneo com base nas contribuições teóricas de Zygmunt Bauman e Stuart Hall. O estudo adota uma abordagem de pesquisa biográfica, envolvendo professores e gestores que estão de alguma forma relacionados com a demanda por inovação na educação. Neste recorte, os autores compartilham parte das discussões realizadas na tese, abordando os significados de inovação na educação a partir de relatos de vida de professoras reconhecidas como inovadoras (por seus pares e/ou comunidade escolar) e de uma revisão bibliográfica relevante sobre o tema. A inovação na educação é uma demanda frequente para os educadores, porém, a expressão "inovação na educação"é polissêmica e não possui uma definição fácil. Enquanto no ambiente empresarial a inovação está associada a mudanças para melhor, no campo educacional ainda é desafiador compreender seus significados, o que também implica compreender o papel da escola na sociedade contemporânea. O artigo discute a evolução histórica da educação, desde a Idade Média até a contemporaneidade, ressaltando que a sociedade atual é caracterizada por incertezas, imprevisibilidades e fragmentação, conforme descrito por Bauman. Diante desse contexto, a escola enfrenta desafios para preparar as crianças para um mundo adulto com o qual nem mesmo os próprios adultos são capazes de lidar plenamente. A pesquisa se propõe a compreender como professores reconhecidos como inovadores lidam com a pressão para inovar na educação, considerando que esse constante anseio por inovação pode gerar mal-estar. Entrevistamos três professoras (Amanda, Beatriz, Carolina), buscando compreender os sentidos atribuídos à inovação na educação.
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