Proposta de sequência didática para o Estudo do Movimento de Projéteis Utilizando a Metodologia WebQuest
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.47940Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa. Ensino por Investigação. Oscilador de Melde.Resumo
A proposta de sequência didática para o estudo do movimento de projéteis utilizando a metodologia WebQuest consiste em uma abordagem baseada em pesquisa e resolução de problemas por meio de recursos digitais. A atividade é dividida em etapas que incluem: introdução ao tema, elaboração de questões de pesquisa, busca de informações em fontes confiáveis, análise e síntese dos dados coletados, e criação de um produto, como um relatório ou apresentação. A metodologia WebQuest permite que os estudantes trabalhem de forma autônoma e colaborativa, utilizando as habilidades de pesquisa e análise crítica para a resolução de problemas. Através dessa abordagem, os alunos podem desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico, compreender a aplicação prática dos conceitos teóricos e trabalhar em equipe. A proposta de sequência didática também prevê a utilização de recursos digitais, como simulações e jogos educativos, para complementar o aprendizado teórico. Além disso, a metodologia é flexível e adaptável a diferentes níveis e temas educacionais. Ao final da aula, queremos que os alunos compreendam o conceito teórico de movimento de projéteis e sua aplicação prática em situações cotidianas. Espera-se também que desenvolvam habilidades de pesquisa e trabalho em equipe e sejam capazes de aplicá-las em diferentes contextos.
Downloads
Referências
ALBERTO, Cristiano. Educação a distância: uma reflexão sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Erechim, 2009.
BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, edição: 1999 e 2003.
BRANCO, Lílian. O papel do aluno e tutor na educação a distância. Porto Alegre, 2017.
BRUST, Michelle; BOHADANA, Estrella. Professor ou tutor: uma linha tênue na docência em EAD. Rio de Janeiro, 2014.
DAVID, Jefferson; VITÓRIA, Maria. Autonomia do aluno em EAD. Pernambuco, 2018
FERREIRA, Silvia Roberta. A docência na EAD. Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância - CAED - UFMG. Disponível em:< https://www.ufmg.br/ead/seminario/anais/pdf/Anais_V_SIEAD.pdf>. Acesso em: 10 de janeiro de 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
GIL, A. C. Técnicas de pesquisa em economia. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1986.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 1986.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. 4ªreimpr. São Paulo: Atlas, 2007.
MASETTO, Marcos T. Mediação Pedagógica e o Uso da Tecnologia. Campinas, 2006.
MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
MOURA, L. S. et all. Manual de elaboração de projetos de pesquisa. Rio de Janeiro:
Eduerj, 1998.
PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Tradução de Vinício Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PAULO, Luis. Dificuldades na educação a distância online. Alagoas, 2007.
PIMENTEL, Nara Maria. Educação a distância. Florianópolis: Secretaria de educação a distância (SEAD/UFSC), 2006.
TAROUCO, L. M. R.; MORO, E. L. S.; ESTABEL, L. B. O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador. In: Educar, 2003.
RIBEIRO, Renta Aquino. Introdução à EaD. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
RIBAS, Genoveva. Dificuldades no processo de transposição de curso presencial para ead, um estudo em uma instituição de ensino superior de Curitiba. Curitiba, 2014.
SANTOS, D. Revisão da literatura: Educação a Distância. 2008. Disponível em: < https://administradores.com.br/artigos/revisao-da-literatura-educacao-a-distancia>. Acesso em: 01 Janeiro 2021.
Souza, Joelma. A EAD: uma nova estratégia para formação continuada do professor. Rio de Janeiro, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).