USO CONSCIENTE DE ADAPTADORES “T”: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE ELETRICIDADE

Autores

  • Murilo de Almeida Santos Programa de Pós-Graduação Nacional e Profissional em Ensino de Física, Instituto Federal Fluminense
  • Renata Lacerda Caldas 2Núcleo de Pesquisa em Física e Ensino de Ciências (NPFEC)/MNPEF, Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v6iEspecial.46155

Palavras-chave:

Arco de Manguerez. Aprendizagem Significativa. Canva de Projeto. Eletricidade.

Resumo

São enfoques da BNCC e da metodologia da problematização, a proatividade, a contextualização e o empreendedorismo. Partindo desse pressuposto e no contexto do ensino de física, o presente trabalho, de natureza qualitativa, traz um recorte dos resultados de pesquisa de mestrado que objetivou analisar contribuições da aplicação de sequência didática pautada na Metodologia da Problematização sobre o uso consciente dos adaptadores T para a aprendizagem significativa da eletricidade em nível fundamental. Em 10 encontros presenciais, problemáticas relacionadas ao tema motivaram soluções auxiliadas pela ferramenta de planejamento Canva de Projeto. A culminância foi a construção de dois protótipos para o carregamento de celulares. Questionários, mapas conceituais e roteiros experimentais foram instrumentos de coleta de dados. A análise dos resultados apontou indícios de uma aprendizagem mais significativa sobre conceitos relacionados à eletricidade, senso crítico e proatividade para tomada de decisão e as soluções concretizadas nos protótipos, motivadora para a conscientização sobre o uso indevido dos adaptadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, David. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização no Ensino Superior e sua contribuição para o plano da práxis. Semina: v.17, n. esp., p.7-17, 1996.

BORDENAVE, J. E. D.; PEREIRA, A. M.: Estratégias de ensino aprendizagem. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em 20 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. D.O.U., Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm >. Acesso em: 20 abr. 2020. [ Links ]

LORDÊLO, T. S.; VASCONCELOS, R. F. Indústria Criativa e Ensino-Aprendizagem: o uso do Canvas Acadêmico com Mídias Digitais. In: Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 16., 2018, Recife. Anais [...] Recife: Instituto Fecomércio, 2018, p. 1-13.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, Porto Alegre – RS: v. 1 (3), p. 25-46, 2011.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation (John Wiley & sons, Eds.), 278 p. New Jersey - USA, 2010.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DE ALMEIDA SANTOS, Murilo; LACERDA CALDAS, Renata. USO CONSCIENTE DE ADAPTADORES “T”: METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE ELETRICIDADE. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 638–643, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v6iEspecial.46155. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46155. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022