DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E MECÂNICA QUÂNTICA: A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA INVIABILIZAR PSEUDOCIÊNCIAS QUÂNTICAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46023Palavras-chave:
Mecânica Quântica. Divulgação Científica. Pseudociências. Misticismo Quântico.Resumo
A mecânica quântica constitui uma das teorias científicas mais importantes da atualidade, sendo responsável por revolucionar o pensamento vigente e moldar importantes discussões. Desse modo, essa teoria passou a fascinar o público não-especializado, causando implicações em níveis socioculturais. Contudo, ao se distanciar do meio acadêmico e incorporar discussões subjetivas, ela se tornou alvo de pseudociências e do misticismo quântico. Diante disso, o presente trabalho apresenta o contexto dessa problemática e a divulgação científica como um intermédio para combater essas pseudociências. Mediante a construção e a aplicação de uma História em Quadrinhos que busca explicitar as principais características dessas pseudociências com o intuito de acessibilizar o conhecimento científico e a física moderna e contemporânea do público leigo, principalmente, de alunos do ensino básico, abordando-se aqui alunos da Educação de Jovens e Adultos.
Downloads
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCNEM Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2021.
CAPRA, F. The Tao of Physics: An Exploration of the Parallels between Modern Physics and Eastern Mysticism. Berkeley: [New York]: Shambhala; distributed in the U.S. by Random House, 1975.
CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, v. 8, p. 1-9, 2002.
CARUSO, F.; FREITAS, N. Física moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 355-366, ago. 2009.
CHOPRA, D. Quantum Healing: exploring the frontiers of mind/body medicine. New York: Bantam Books, 1989.
CRUZ, F. F. S. Mecânica Quântica e a cultura em dois momentos. In: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais, p. 303-318, 2010.
CRUZ, F. F. S.; CRUZ, S. M. S. Pode o ambiente cultural e social definir o conteúdo escolar de física: o caso da MQ. In: VII ENPEC, Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Atas [...]. Florianópolis: UFSC, 2009.
FREIRE, P. Papel da educação na humanização. 1967.
HOSLER, J.; BOOMER, K. B. Are comic books an effective way to engage nonmajors in learning and appreciating science?. CBE—Life Sciences Education, v. 10, n. 3, p. 309-317, 2011.
OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em ensino de ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.
PESSOA Jr, O. O fenômeno cultural do misticismo quântico. In: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais, p. 281-300, 2010.
PILATI, R. Ciência e pseudociência: Por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013.
SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia da Letras, 2006.
SOLBES, J. Cuestiones socio-científicas y pensamiento crítico: Una propuesta para cuestionar las pseudociencias. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 46, p. 81-99, 2019.
TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2° grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez. 1992.
TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. S. A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 4, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).