DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E MECÂNICA QUÂNTICA: A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA INVIABILIZAR PSEUDOCIÊNCIAS QUÂNTICAS

Autores

  • Mariana Mota Gomes Universidade de Brasília, Faculdade Gama (UnB - Gama)
  • Michel Bastos Lourenço Secretaria de Educação do Distrito Federal -SEEDF
  • Ronni Geraldo Gomes de Amorim Universidade de Brasília, Faculdade Gama (UnB - Gama)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46023

Palavras-chave:

Mecânica Quântica. Divulgação Científica. Pseudociências. Misticismo Quântico.

Resumo

A mecânica quântica constitui uma das teorias científicas mais importantes da atualidade, sendo responsável por revolucionar o pensamento vigente e moldar importantes discussões. Desse modo, essa teoria passou a fascinar o público não-especializado, causando implicações em níveis socioculturais. Contudo, ao se distanciar do meio acadêmico e incorporar discussões subjetivas, ela se tornou alvo de pseudociências e do misticismo quântico.  Diante disso, o presente trabalho apresenta o contexto dessa problemática e a divulgação científica como um intermédio para combater essas pseudociências. Mediante a construção e a aplicação de uma História em Quadrinhos que busca explicitar as principais características dessas pseudociências com o intuito de acessibilizar o conhecimento científico e a física moderna e contemporânea do público leigo, principalmente, de alunos do ensino básico, abordando-se aqui alunos da Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PCNEM Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2021.

CAPRA, F. The Tao of Physics: An Exploration of the Parallels between Modern Physics and Eastern Mysticism. Berkeley: [New York]: Shambhala; distributed in the U.S. by Random House, 1975.

CARUSO, F.; CARVALHO, M.; SILVEIRA, M. C. Uma proposta de ensino e divulgação de ciências através dos quadrinhos. Ciência & Sociedade, v. 8, p. 1-9, 2002.

CARUSO, F.; FREITAS, N. Física moderna no Ensino Médio: o espaço-tempo de Einstein em tirinhas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 355-366, ago. 2009.

CHOPRA, D. Quantum Healing: exploring the frontiers of mind/body medicine. New York: Bantam Books, 1989.

CRUZ, F. F. S. Mecânica Quântica e a cultura em dois momentos. In: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais, p. 303-318, 2010.

CRUZ, F. F. S.; CRUZ, S. M. S. Pode o ambiente cultural e social definir o conteúdo escolar de física: o caso da MQ. In: VII ENPEC, Encontro Nacional em Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. Atas [...]. Florianópolis: UFSC, 2009.

FREIRE, P. Papel da educação na humanização. 1967.

HOSLER, J.; BOOMER, K. B. Are comic books an effective way to engage nonmajors in learning and appreciating science?. CBE—Life Sciences Education, v. 10, n. 3, p. 309-317, 2011.

OSTERMANN, F.; MOREIRA, M. A. Uma revisão bibliográfica sobre a área de pesquisa “Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio”. Investigações em ensino de ciências, v. 5, n. 1, p. 23-48, 2000.

PESSOA Jr, O. O fenômeno cultural do misticismo quântico. In: Teoria Quântica: estudos históricos e implicações culturais, p. 281-300, 2010.

PILATI, R. Ciência e pseudociência: Por que acreditamos naquilo em que queremos acreditar. São Paulo: Contexto, 2018.

POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2ª ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia da Letras, 2006.

SOLBES, J. Cuestiones socio-científicas y pensamiento crítico: Una propuesta para cuestionar las pseudociencias. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. 46, p. 81-99, 2019.

TERRAZZAN, E. A. A inserção da física moderna e contemporânea no ensino de física na escola de 2° grau. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 209-214, dez. 1992.

TESTONI, L. A.; ABIB, M. L. V. S. A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 4, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

MOTA GOMES, Mariana; BASTOS LOURENÇO, Michel; GOMES DE AMORIM, Ronni Geraldo. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E MECÂNICA QUÂNTICA: A CONSTRUÇÃO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS PARA INVIABILIZAR PSEUDOCIÊNCIAS QUÂNTICAS. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 600–609, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46023. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022