CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINAR TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Lucielma Andrade Santos Departamento de Física do Campus de Itabaiana (DFCI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Tiago Nery Ribeiro Departamento de Física (DFI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Laélia Campos Departamento de Física (DFI), Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46008

Palavras-chave:

Ensino de Física. Temas Controversos. questões sociocientíficas.

Resumo

Os temas controversos são questões que tem o potencial de afetar a sociedade, os indivíduos, enfim, a escola de uma maneira geral. Na Física nos parece inevitável não abordar temas controversos, uma vez que seu conteúdo está intimamente ligado a questões contemporâneas. Assim, este trabalho teve por objetivo reunir as concepções dos professores de física acerca do papel dos temas controversos na prática educacional. O estudo foi de natureza qualitativa, na qual foi utilizada um estudo de caso a partir de questionário com questões abertas. A amostra foi composta por sete professores de física de escolas públicas do ensino médio do município de Itabaiana/Sergipe. Os resultados da pesquisa nos parece evidenciar que os professores questionados reconhecem os benefícios em se trabalhar em sala de aula a partir de temas que englobem as relações sociais da ciência e, de alguma forma, tentam buscar maneiras de introduzir em suas práticas situações que possam envolver temas que sejam controversos, porém, suspeitamos que, mesmo isso sendo verdade, isto é realizado em um contexto de ensino tradicional, ou seja, os alunos tendem a ter poucas oportunidades de desenvolver as habilidades necessárias para questionar, discutir, gerar hipóteses, avaliar situações, encontrar evidências, realizar pesquisas, enfim, desenvolver um ambiente no qual seja necessário tomar decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F. Teaching with and About Nature of Science, and Science Teacher Knowledge Domains, Science & Education, v. 22, n. 9, pp. 2087-2107, 2013.

AKBULUT, H. I. e DEMIR, O. Science Teachers’ Views of Socio Scientific Issues. International Journal of Progressive Education, Volume 16, Number 1, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DEARDEN, R. F. Controversial issues and the curriculum, Journal of Curriculum Studies, 13 (1) pp. 37-44. 1981.

DONALD, S., GRAY & TOM B. Socio-scientific issues in science education: implications for the professional development of teachers. Cambridge Journal of Education, 36:2, 171-192. 2006.

HAND M. e LEVINSON R. Discussing Controversial Issues in the Classroom. Educational Philosophy and Theory,Vol. 44, Nº. 6, 2012.

OULTON, C., DILLON, J. bB. & GRAC, M. M. Reconceptualizing the teaching of controversial issues. International Journal of Science Education, vol. 26, NO. 4, 2004, p. 411– 423.

PEDERSON, J. E. The effects of a cooperative controversy, presented as an STS issue, on achievement and anxiety in secondary science, School science and Mathematics, 92 (7) pp. 374-380. 1992.

REIS, P. R. Os Temas Controversos na Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 2, n. 1, – pp. 125-140, 2007.

REIS, P. R. A Discussão de Assuntos Controversos no Ensino das Ciências. Inovação, 12, 1999. 107-112.

REIS, P. & GALVÃO, C. Controvérsias Sócio-Científicas e Prática Pedagógica de Jovens Professores. Investigações em Ensino de Ciências, – V10(2), pp. 131-160, 2005.

SILVA, F. D., Pessanha, P. R., & Bouhid, R. Abordagem do tema controverso Radioatividade/Energia Nuclear em sala de aula no Ensino Médio–Um Estudo de Caso. VIII encontro nacional em pesquisa em educação e ciência, Campinas, 2011.

STENHOUSE, L. Curriculum Research and Development in Action, London: Heinemann Educational Books. 1970.

STRADLING, The Teaching of Controversial Issues: an evaluation. Educational Review, Vol. 36, No. 2, 1984.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

ANDRADE SANTOS, Lucielma; RIBEIRO, Tiago Nery; CAMPOS, Laélia. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE FÍSICA SOBRE ENSINAR TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 468–476, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46008. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46008. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022